A Universidade Sénior da Curia (USC) encerrou, no passado dia 19 de junho, o ano letivo com um conjunto de ações, de onde se destaca a entrega de certificados a alunos e professores, uma exposição de trabalhos e a apresentação de uma peça de teatro.
A cerimónia de entrega dos certificados decorreu, no auditório do Curia Tecnoparque, tendo sido presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, na qual estiveram também os vereadores Jennifer Pereira e Ricardo Manão.
Na ocasião, a autarca deixou uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os alunos que frequentam a USC, bem como aos professores que, de forma voluntária, se disponibilizaram para dar o seu tempo a esta missão de cidadania. Sublinhou ainda que, atualmente todo o complexo da Curia Tecnoparque, que inclui a Incubadora de Empresas e a Universidade Sénior da Curia, se encontra sob a responsabilidade total do Município de Anadia.
Maria Teresa Cardoso deu a conhecer que está a ser trabalhado, para o próximo ano letivo, um plano curricular “diferente e inovador” que deverá ser apresentado a curto prazo. “Esperamos que as novas disciplinas acrescentem algo mais ao vosso conhecimento para que possam sair daqui mais enriquecidos”, afirmou.
A edil espera que todos os alunos “continuem a confiar neste projeto para que se sintam alegres e saiam daqui satisfeitos”. Salientou que o Município “está aberto e disponível para connosco partilharem, sempre que o desejarem, as vossas vontades e do que gostariam para que este espaço acrescentasse mais ao que já se faz por aqui”.
A vereadora com o Pelouro da Educação e da Ação Social, Jennifer Pereira, agradeceu a presença de todos durante todo este ano letivo. Desejou que continuem a frequentar a USC no próximo ano letivo que irá começar no início do mês de outubro.
Referiu-se às “novidades” que estão a ser preparadas para o novo ano letivo, no sentido de ir ao encontro das vontades já manifestadas pelos alunos.
O programa teve continuidade com a inauguração de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, ao longo do ano letivo, nas diversas áreas curriculares, seguindo-se a apresentação de uma peça de teatro realizada também por alunos. No final teve lugar um lanche partilhado.
A USC foi inaugurada em outubro de 2007 com o objetivo de proporcionar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos.
Funciona em horário laboral, de segunda a sexta-feira, sendo que cada disciplina não ocupa mais do que uma hora semanal. As atividades educativas decorrem em regime não formal, sem fins de certificação nem controlo de faltas, tendo como única finalidade a formação ao longo da vida. A USC conta com cerca de 100 alunos.