30.06.2025 –
A Praia da Tocha vai transformar-se num palco de juventude, arte e participação cívica com a realização do “Juve Open Fest”, agendado para o dia 1 de julho, a partir das 17h00. O evento é uma montra viva dos talentos emergentes da região, promovendo a expressão artística dos jovens e o seu envolvimento ativo na vida cultural do concelho de Cantanhede.
Nascido de um diagnóstico participativo no âmbito do Fórum da Juventude e materializado através de uma Open Call dirigida a várias áreas artísticas – da música ao cinema, passando pela dança, escrita, teatro ou fotografia – o “Juve Open Fest” pretende ser mais do que um evento. Assume-se como uma plataforma de encontro entre jovens criadores e a comunidade, dando espaço a projetos diferenciadores e sustentáveis.
A edição deste verão será dividida em dois momentos: a abertura no dia 1 de julho, na Praia da Tocha, e o encerramento no dia 19 de setembro, em Cantanhede, com o selo “Summer Start” e “Summer End”, respetivamente.
Na Tocha, o programa arranca com o DJ set de Dub Dose, que trará sonoridades reggae ao palco do areal. Segue-se a inauguração da exposição fotográfica itinerante de Martim Oliveira e uma sessão de “Palco Aberto” dedicada a projetos e iniciativas juvenis.
O final de tarde será animado com “Cantafree”, uma roda cultural de batalhas de rimas e improviso, e com a atuação do projeto musical “Omar”, inspirado nos oceanos e nas emoções que eles evocam. O pôr do sol será embalado pelo jazz e groove do “Tomás Toscano Organ Trio”.
Já pela noite dentro, o Largo da Fonte acolhe, a partir das 22h00, o grupo “Berço de Judas”, que promete uma viagem musical por vários estilos – do rock ao medieval, do folk ao funk. O encerramento será com DJ set, garantindo uma despedida vibrante à beira-mar.
O “Juve Open Fest” é promovido pelo Município de Cantanhede e assume-se como um convite à juventude para sair do anonimato e ocupar o espaço público com arte, voz e criatividade.
Jornal Mira Online
Fonte: CMC