02.07.2025 –
Miguel Veloso e José Veloso, irmãos e membros da banda Plano V, conquistaram no sábado, 28 de junho, o terceiro lugar na 4.ª edição do Festival Nacional da Canção Rural, com o tema “Tinta da Bairrada”, uma vibrante homenagem à tradição vinícola da sua terra natal.
O festival decorreu em Borba, cidade anfitriã do título “Cidade do Vinho 2025”, reunindo 14 participantes em representação dos seus Municípios. Em palco, os representantes de Cantanhede interpretaram uma canção que mergulha na história e na alma da casta Baga, conhecida outrora como Poeirinho.
A letra, rica em simbolismo e memória coletiva, resgata a herança dos vinhos bairradinos, descritos como leves na cor e no grau alcoólico, mas com notável capacidade de envelhecimento. “Forte o seu temperamento, longo envelhecimento, enche o peito e o pensamento” — assim descrevem os autores a essência destes vinhos, outrora desvalorizados e agora novamente celebrados.
“Mal-amada no convento”, como se refere na letra, a casta Baga conheceu tempos de esquecimento. No entanto, graças ao empenho e à resiliência dos produtores da região, voltou a ocupar um lugar de destaque, “com peso e medida”, simbolizando um reencontro com as raízes e com a qualidade reconhecida além-fronteiras.
Para Adérito Machado, vereador dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Agrícola e Florestal do Município de Cantanhede, esta distinção “afirma mais uma vez Cantanhede como embaixadora das suas raízes, da sua cultura e da sua gente”.
O primeiro prémio do festival foi atribuído à canção “Marcha da Vindima”, de Andreia Coelho, em representação de Rio Maior, enquanto o segundo lugar coube ao grupo Contos de Rei, da Praia da Vitória (Açores), com o tema “Amor de Lava e Vinho”.
O Festival Nacional da Canção Rural é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com o apoio do programa Wine in Moderation da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Câmara Municipal de Borba. O objetivo do concurso é estimular a criação de canções que valorizem e deem voz ao mundo rural.