PsicologicaMente Falando: “Ansiedade de desempenho nos estudantes”

25.11.2023 –

A Psicóloga Andrea Costa disserta sobre como os estudantes podem controlar a ansiedade, algo tão comum e que interfere diretamente na vida escolar de cada um.

“Sentimos ansiedade quando antecipamos que vai acontecer alguma coisa stressante ou menos boa. A ansiedade face aos testes/exames é um tipo de ansiedade de desempenho.

De certeza que já ouviu falar de ansiedade de desempenho no seu filho, aluno, sobrinho, filhos de amigos. Mas afinal o que é isso? A ansiedade de desempenho é caracterizada pelo medo persistente e acentuado de situações onde o estudante se vê a ser avaliado, isto é, em testes, exames, apresentações de trabalhos, em ir ao quadro ou mesmo responder a questões colocadas pelos professores em voz alta.

Muitas vezes o seu filho estudou, empenhou-se, mas quando chega ao dia da avaliação costuma sentir-se nervoso e acaba por ter a chamada “branca” durante o teste/exame. Aqui muitos sintomas físicos começam a aparecer como palpitações, suores, tremores, respiração ofegante e até mesmo dificuldade em respirar. Quando esta ansiedade aparece muitas vezes os estudantes começam a antecipar que o teste/exame lhes vai correr mal, começam a colocar em questão se se vão esquecer do que estudaram ou se o teste/exame vai ser muito difícil. Pode também acontecer começarem a preocupar-se com as reações físicas como se vou vomitar, desmaiar, se me vou sentir mal.

Mas quais são os sinais que os estudantes nos dão para perceber se existe ansiedade de desempenho? Então, o estudante apresenta:

  • Medo de situações em que o seu desempenho está a ser avaliado (exemplos: participar na aula, exames/testes, apresentações orais).
  • Manifesta sinais de ansiedade nas situações temidas (por ex., rubor facial, mãos frias e húmidas, tremores, voz tremida, transpiração).
  • Demonstra angústia e preocupação nas vésperas de situações de desempenho.
  • É frequente verbalizações como “não vou conseguir”, “não sou capaz”, “não sei”.
  • Queixas de ter “brancas” frequentemente durante os exames/estes que estudou e se preparou.
  • Ter notas inferiores às suas expectativas e às suas capacidades.
  • Entre outros sinais.

Agora, vou deixar-vos aqui algumas estratégias para poderem utilizar neste momentos de grande ansiedade.

  • Pense de forma positiva – Pensar de forma positiva é meio caminho andado para correr bem! Se estudou qual o motivo para correr mal? Se está preparada porque espera o pior? Refira, “Eu estudei e trabalhei muito para este teste”, “eu consigo”, “eu sou inteligente”.
  • Está preparado/o – Ter bons hábitos e métodos de estudo é fundamental. Quanto mais estudares e souberes da matéria, mais confiante te vais sentir, e o teste vai correr bem, vais estar mais relaxado/a e, por isso, menos ansiosos nos vamos sentir.
  • Aceite os teus erros – Toda a gente erra e falha. Se se preparou para o teste e deu o seu melhor, é isso que interessa. Se não correr bem, paciência, acontece a toda a gente e correrá melhor da próxima vez.
  • Respire fundo – Quando o teste estiver a ser distribuído, respire fundo várias vezes. Vai acabar por ficar mais calmo/a.
  • Tenha um estilo de vida saudável – Dormir o suficiente, fazer exercício, comer de forma equilibrada são comportamentos saudáveis que também podem ajudar quando vamos fazer um teste. Reservar algum tempo para não fazer nada sem se sentir culpado também é essencial.
  • Peça ajuda – Se depois das estratégias acima mencionadas, a ansiedade não diminuir, peça ajuda de um psicólogo/a”.

   Andrea Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde nº24454