“Liberdade individual” (Andrea Costa)

06.4.2024 –

“Este mês celebra-se a liberdade!

O 25 de Abril é uma data muito importante para Portugal, mas acima de tudo para os Portugueses. A liberdade chegou!

A liberdade individual é um valor necessário ao ser humano. É a capacidade de agir de acordo com as nossas próprias escolhas e vontades, sem ser impedido ou coagido por outras pessoas.

É um direito a todo o ser humano, sendo composta por vários aspetos como, como a liberdade de expressão, de consciência, de religião, de associação e de reunião. Todo este tipo de liberdade é essencial para o nosso crescimento enquanto pessoas conscientes e saudáveis.

Quando somos livres, somos responsáveis pelas nossas ações, pelas nossas decisões, e, por isso, assumimos a nossa autonomia, com tudo de bom e de menos bom que isso traga. Ser livre significa assumir os riscos, e a liberdade exige que carreguemos o peso das nossas decisões.

A liberdade não está apenas em fazer o que queremos, mas sim, planear e construir o nosso caminho e a forma como o vamos percorrer. Ser livre é ser autónomo para decidir as coisas por nós mesmos.

“Liberdade é a capacidade de escolher dentro do possível. É a possibilidade e o direito que cada um tem para escolher uma das alternativas apresentadas em um determinado momento”.
– Jorge Bucay –”

Psicóloga Andrea Costa
C.P. 24454