Câmara celebra protocolo que permite continuidade do Projeto Anadia Maior

29.6.2023 –

O Município de Anadia celebrou, no passado dia 26 de junho, com a Santa Casa da Misericórdia de Anadia um protocolo de colaboração que irá permitir dar continuidade ao Projeto “Anadia Maior”, promovido pela Misericórdia.

O “Anadia Maior” é direcionado a todas as pessoas maiores de 60 anos, residentes no concelho, sem retaguarda institucional. Tem como objetivos a promoção da qualidade de vida, junto das pessoas mais velhas; contribuir para um envelhecimento participativo, ativo, positivo e saudável na comunidade; desenvolver ações de combate à solidão e ao isolamento; e dinamização de oportunidades de aprendizagem contínua e troca de conhecimento e experiências.

Recorde-se que o projeto “Anadia Maior” foi desenvolvido, durante três anos, pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4ª Geração, tendo o seu financiamento terminado neste mês de junho.

Com o intuito de dar continuidade a este projeto que, envolveu mais de 200 pessoas da comunidade, o Município e a SCMA chegaram a um acordo que permite a sua continuidade, mas com alguns ajustamentos.

Neste sentido, o projeto irá focar-se em quatro atividades principais, três das quais, serão de continuidade, “Espaços Sénior”, “Centro Anadia Maior” e “Roteiros anadienses”. A novidade prende-se com a introdução da atividade “Treino cognitivo e sensorial”, com a qual se pretende proporcionar sessões individuais ou de grupo, a seniores da comunidade, que apresentem défice cognitivo ligeiro ou pretendam fazer treino cognitivo como prevenção.

De acordo com o documento firmado, o Município de Anadia irá atribuir uma verba financeira de 30 mil euros que irá assegurar o desenvolvimento das várias atividades, podendo ainda o projeto ser complementado com algumas das atividades já desenvolvidas pela autarquia.