Agrupamento de Escolas de Esgueira, em Aveiro, recebe Fórum Poesia da Resistência

06.5..2024 –

A Cais 1515 – Associação Cultural vai realizar na próxima quinta-feira, 9 de maio, pelas 09h30, no Agrupamento de Escolas de Esgueira, o Fórum Poesia da Resistência. Este fórum é o momento de consagração do projeto europeu “Poetry of Resistance” e vai mostrar os trabalhos de quase uma centena de jovens de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. O Agrupamento de Escolas de Esgueira irá receber mais de 300 participantes naquele que será o último momento público deste projeto europeu.

O “Poetry of Resistance” é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa CERV (Citizens, Equality, Rights and Values). O Fórum irá contar com a presença dos parceiros europeus em Aveiro e, para além dos habituais discursos contará com duas exposições, três mesas redondas sobre as temáticas do projeto e ainda vários momentos culturais, culminando na atuação da Tuna Universitária de Aveiro. A entrada é gratuita, mediante inscrição.

O Poesia da Resistência é um projeto da Cais 1515 – Associação Cultural, em parceria com a Eurosud (Itália), com a Globers (Espanha) e com a IRMI (Alemanha) que visa promover a Memória Europeia e a participação ativa dos jovens, através da cultura e das artes, sobre o papel desempenhado pelos movimentos artísticos de resistência no combate às ditaduras do século XX.

O Fórum Poesia da Resistência encerra 18 meses de trabalho que tiveram por base as comemorações dos 50 anos do 25 de abril e a escala dos populismos por toda a Europa. Como associação cultural, a Cais 1515 colocou a tónica do projeto na preservação da memória dos movimentos artísticos de resistência na Europa, por acreditar ser uma forma eficaz e atrativa de envolver os jovens na vida cívica, criando oportunidades para novas conquistas democráticas baseadas na história europeia comum.

Na semana das comemorações do 25 de abril, a Cais 1515 organizou um Capacity-Building internacional que contou com a participação de mais de 100 jovens, oriundos dos quatro países parceiros e de sete nacionalidades diferentes. No total, o projeto já atingiu mais de 1000 pessoas em eventos públicos.

Para Bernardo Limas, Coordenador de Projetos na Cais 1515: “O Poesia da Resistência é, sem dúvida, o projeto mais feliz que saiu da minha cabeça e do meu coração. Não quis acreditar quando o projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, até porque somos um dos únicos dois projetos portugueses aprovados no âmbito do CERV. É para nós uma alegria e um prazer ver que agora o projeto chega ao seu último momento público, fora dos círculos mais fechados onde estivemos a trabalhar até agora. Ver os resultados de mais de 300 jovens serem exibidos publicamente e saber que tive a oportunidade de coordenar estes trabalhos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, foi algo fenomenal. Sou muito feliz a fazer projetos europeus e espero que este me dê mais motivação a mim, à minha equipa e todos aqueles que se quiserem juntar a nós para fazer coisas bonitas, pautadas pelo amor e pela congregação de esforços em prol da cidadania jovem ativa”