A poesia andou nas ruas de Anadia

22.3.2024 –

A cidade de Anadia foi, literalmente, “invadida”, esta quinta-feira, 21 de março, pela Poesia, com dezenas de alunos e professores, oriundos da Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola Básica de Vilarinho do Bairro, da Escola Profissional de Anadia e do Colégio Nossa Senhora da Assunção, a percorrerem as principais ruas da cidade, sensibilizando a comunidade anadiense para a importância da poesia.

Este ano, o Município desafiou o comércio, localizado nas principais ruas da cidade, a participar nesta atividade. A montra de cada estabelecimento comercial, aderente, foi decorada pelos alunos com frases e desenhos alusivos à temática da Poesia, da Primavera e dos 50 anos do 25 de Abril, a qual pode ser apreciada até ao dia 28 de março.

A iniciativa culminou na Praça do Município, para onde convergiram os jovens, onde tiveram lugar diversos momentos musicais protagonizados pelos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Escola Básica e Secundária de Anadia e pela Escola Profissional de Anadia.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu as boas vindas a todos os presentes, tendo realçado a importância da comemoração do Dia Mundial da Poesia e a pertinência de associá-la à temática do cinquentenário do 25 de abril.Maria Teresa Cardoso deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos os que, de forma direta e indireta, possibilitaram a realização desta iniciativa, nomeadamente aos alunos e docentes que, com o seu grande empenho, contribuiram para a promoção do evento, assim aos comerciantes locais que disponibilizaram as suas montras para que pudessem ser decoradas pelos alunos.

De referir ainda que as árvores localizadas na Praça do Município foram decoradas com mensagens alusivas ao “25 de abril”. Esta ação decorreu, no âmbito da atividade “A Poesia anda nas ruas de Anadia”, desenvolvida pela Rede de Bibliotecas de Anadia, que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Poesia e sensibilizar a comunidade para a importância e beleza deste género literário.