PSICOLOGICAMENTE FALANDO: “A importância da independência” (Andrea Costa)

20.4.2024 –

“A liberdade e a independência, em todos os seus âmbitos, é um desejo de todo o ser humano. Assim, liberdade física, financeira, geográfica e religiosa são temas que se destacam quando falamos de liberdade, de independência e de felicidade pessoal!

Viver com independência significa ter autonomia enquanto se procura alcançar os nossos objetivos.

Às vezes, ser independente pode ser confundido com frieza, como se não precisasse do outro na sua vida, porém, não é por seres independente que não precisas de estar com s outros! Muito pelo contrário, a pessoa independente precisa de família, amigos, suporte emocional!

A independência emocional, é cada vez mais necessária. Vivemos num mundo muito agitado, onde estamos a perder gradualmente a nossa autonomia de sermos quem somos. Esta perda reflete uma sociedade cada vez mais superficial, doente, individualista e materialista.

Ela encontra-se centrada na promoção do bem-estar individual e na da razão de viver. É desenvolver a capacidade de autoconhecimento, entendendo as suas próprias necessidades e desejos! É essencial encontrar o nosso espaço nas relações com os outros e connosco e ter consciência que nós somos os promotores da nossa felicidade!

Daqui a uns dias comemoramos o 25 de Abril, o dia da liberdade. Não se esqueça da sua liberdade”

Psicóloga Andrea Costa
C.P. 24454