UR Cadima x SC Braga: Calor, emoção, adeptos e golos!

O Parque Desportivo  do Fujanco com uma moldura humana fantástica com cerca de 250 adeptos foi palco de um excelente espectáculo de futebol no feminino. De um lado o SC Braga, equipa tecnicamente mais forte e com mais iniciativa e de outro a UR Cadima, equipa mais cautelosa espreitando as suas oportunidades.

O publico adepto à equipa visitada foi o primeiro a vibrar numa jogada rápida de ataque pela esquerda conduzida por Dias com a bola a sobrar para Sara que atira ao poste direito de Baby, a bola andou em “cima” da linha de golo mas não quis entrar e a defesa forasteira conseguiu resolver. Respondem as minhotas aos 5 e 6 minutos com remates de Rafa e Teles, este ainda beijou a parte superior da barra da baliza defendida por Proença. O jogo estava lançado!

As equipas encaixaram, o futebol era rápido, bola cá bola lá, mas com as defensivas superiores aos ataques, Baby e Proença não tinham trabalho de relevo. Aos 26’ Teles volta a tentar a meia distância sem sucesso e aos 34’ Dias e Ritinha pela direita criam superioridade com cruzamento açucarado que Nini quase aproveita. O Cadima vai tentando a sua sorte e ao minuto 38’ o Fujanco gritou golo, Mendes coloca em Anita que tirou bem as medidas e com grande remate inaugurou o marcador para “delírio” da assistência afecta ao Cadima. O intervalo chegou pouco depois sem tempo de reacção do SC Braga.

Após o descanso as minhotas entraram à procura de alterar o rumo do jogo fazendo jus à classificação. Contudo foi o Cadima o primeiro a chegar à baliza: Mendes na cobrança de um livre que testou atenção de Baby. Na resposta a bola chega à área das gandarezas quando parecia que a situação estava sob controlo, um ressalto e a crença de Barbosinha ditaram a igualdade estávamos no minuto 51’ com muito ainda por jogar.

A equipa da casa acusou o golo, galvanizou o Braga que passou a dominar a partida em posse e boa circulação, aos 54’ Lau de cabeça remata por cima e volvidos alguns instantes Malva foi infeliz no ultimo remate e vê a bola levantar em demasia… Proença nada poderia fazer.

A forte pressão das visitantes deu fruto aos 60’, um pequeno desentendimento defensivo local, permitiu a Barbosinha bisar na partida com um golo de belo efeito: a guardiã gandareza bem “voou” mas a bola levava o destino traçado. O ambiente exterior era fantástico, não deixou quebrar a equipa da casa que aos poucos se foi compondo. Voltou a equilibrar e a criar situações de finalização, ainda faltava tempo para alterar. Ao minuto 74’ o ataque do Cadima obriga Baby a cometer um erro, momentos depois Matos bate livre frontal para defesa atenta da guardiã visitante e aos 79 Luana é derrubada na área: estava criada situação privilegiada para igualar a partida. Anita chamou a si a responsabilidade, não tremeu e bola no fundo das redes, estava reposta a igualdade no Parque Desportivo do Fujanco perante o entusiasmo de mais de duas centenas de espectadores. O sorriso voltou ao rosto das visitadas, Filipe Silva ainda mexeu na estrutura para tentar o terceiro mas o apito final chegava confirmando uma justa repartição de pontos.

No primeiro tempo o equilíbrio foi quase uma constante, no segundo o Braga foi dominante. A reacção final da equipa da casa permeia o seu empenho durante a partida: experimentou dificuldades perante um excelente adversário mas foram elas “guerreiras” conquistando mais um importante ponto na sua caminha nesta fase final da prova.

Fica para memória futura um jogo bem emotivo, muitos bons momentos de futebol e uma assistência em número considerável para o “normal” no futebol feminino ….. que seja a primeira de muitas em todos campos do país e em particular no do Cadima.

 Arbitragem competente com trabalho facilitado por ambos os conjuntos.  

 Fase Apuramento Campeão – Zona Norte

 

UR Cadima 2 – 2 SC Braga

Ao intervalo: 1 – 0

Parque Desportivo do Fujanco ( 250 espectadores )

Arbitros: Sandra Santos

Auxiliares : João Picarote & Francisco Silva

 

UR Cadima: Proença, Ritinha, Antónia, Matos, Daniela, Sara (83’ Luísa), Sónia, Mendes (69’ Lopez), Dias, Anita e Nini (58’ Luana ) 

Outras convocadas: Telma, Dina, Andreia e Rita

Treinador: Filipe Silva

 

SC Braga: Baby, Kika, Lau, Malva, Paulinha, Sofia, Patricia, Teles, Cris (81’ Isaura ), Barbosinha e Rafa.

Outras convocadas: Alid, Ema, Sara, Manu, Castro e Levezinha

Treinador: Nuno Borges

 

Golos:   Anita  (38’ e 79’) e Barbosinha  (51’ e 60’)

Disciplina: Amarelos a, Anita (65’) e Cris (32’)

 

Texto e Fotos: Mariana Mendes, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade.