“PsicologicaMente falando…” sobre o retorno à rotina, após as férias!

9.9.2023 –

Andrea Costa é uma psicóloga, já conhecida pelos leitores do Jornal Mira Online e, a partir de agora, irá falar sobre problemas do dia a dia, dando respostas à luz da ciência. A não perder!

Regresso ao trabalho

Chegámos a Setembro e por isso, para muitos é sinónimo de regresso ao trabalho, à rotina e à correria, e aqui, recorrentemente existe um misto de sentimentos.

O regresso à rotina pode assim, ser vivido com algum desconforto e/ou mal-estar, traduzido em sintomas de cansaço, fadiga, ansiedade, insónia, intolerância às dificuldades do dia-a-dia, preocupação excessiva e culpa. Sentimos uma queda na nossa produtividade e um desânimo cada vez a aumentar mais.

Mas como pode ter um regresso à rotina de forma mais positiva?

  1. Tenta regressar uns dias mais cedo das férias – Esta sugestão é ótima para restabelecer o ambiente e a rotina dentro de casa. Venha uns 3/4 dias mais cedo das suas férias e comece gradualmente a estabelecer-se dentro de casa, a criar rotinas para se deitar e acordar como se fosse trabalhar.
  2. Aceite a dificuldade dos primeiros dias – Nos primeiros dias pode sentir-se mais em baixo, a produtividade pode estar mais reduzida e pode precisar de algum tempo para se readaptar à rotina, mas está tudo bem!
  3. Organize os seus primeiros dias – Nestes dias que chega mais cedo, perceba em que ponto ficou no seu trabalho antes de ir de férias e tente fazer listas, crie prioridades sobre o que tem de fazer neste regresso. Isto vai ajudá-lo/a a organizar melhor a sua agenda e a prepará-la para o início do trabalho.
  4. Relaxe – Esta sugestão é válida para antes e depois do início do trabalho. Não se relaxa só nas férias. Durante a sua semana tire um tempo para si, para fazer algo que se sinta bem.

Regresso às aulas

O mês de Setembro é sinónimo de regresso à rotina e à escola!

Tudo isto, significa começar a adotar novos hábitos e novos horários para as crianças, exigindo um esforço tanto dos pais como dos filhos.

Sentimentos de ansiedade, ânsia, nervosismo face ao regresso às aulas são frequentes nas crianças, pois está presente o reencontro com amigos, o conhecer novos colegas e ainda o entusiasmo pela descoberta dos professores e dos conteúdos de um novo ano letivo.

Mas como pode ajudar o seu filho/a no regresso à escola?

  1. Regresse mais cedo das férias – Regressar mais cedo implica estruturar toinas em casa. Comecem por tentar vir uns 3/4 dias mais cedo das férias e comecem a definir horários próximos dos que serão nos dias de aulas, sobretudo quanto à questão da hora de deitar;
  2. Vão comprar o material juntos – É essencial a preparação dos materiais. Com a participação da criança ou jovem, já estará a introduzi-lo/a no ambiente escolar e poderá acalmar muitos dos seus sentimentos.
  3. Espaço para estudar – Organizem o espaço de estudo em casa. Deve ser bem iluminado, de preferência com luz natural, com poucas distrações e confortável. Logo que saibam os horários das aulas, é sugerido que construam um plano de estudos, com o seu filho/a, para que ele tenha os dias organizados e para que nada se acumule.
  4. Converse sobre o que o seu filho/a está a sentir – Explore os sentimentos dele/a em relação ao regresso à escola. Construam frases positivas e escrevam num post-it, colando na parede do espaço para estudar, para existir positividade antes e no regresso das aulas.

Andrea Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde nº24454