14.5.2024 –
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realizou a cerimónia de entrega de Cartas de Curso a cerca de 250 diplomados de licenciaturas e mestrados das seis escolas da instituição: ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISCAC e ISEC, no passado sábado, dia 11 de maio. O Grande Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra, encheu com um milhar de pessoas, entre estudantes, famílias e convidados, para homenagear os diplomados do ano letivo 2022/2023.
A cerimónia iniciou com um momento musical pelo grupo Fado d’Anto, e contou com as intervenções do presidente do IPC, Jorge Conde, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da presidente do Conselho Geral do IPC, Maria Manuel Leitão Marques e da representante das Associações de Estudantes da instituição, Mafalda Pinto.
Na sua intervenção, Jorge Conde afirmou que o Politécnico de Coimbra “é uma das mais importantes portas de acesso ao mundo profissional” e que o ensino superior “é hoje, no mundo inteiro, um caminho para aprender a pensar, aprender a ser e, se possível, aprender a fazer”. “Espero, sinceramente, que aqui nas nossas escolas tenham aprendido a serem verdadeiros, a questionarem-se, a serem fiéis, acima de tudo, aos vossos princípios, aos vossos valores e aos vossos”, desejou. O responsável lembrou ainda que estes diplomados, por um lado, ultrapassaram os desafios colocados pela frequência de um curso durante a pandemia COVID-19 e, por outro, assistiram ao momento marcante que foi a aprovação da legislação que vai permitir aos Politécnicos outorgar o grau de doutor. Sobre este assunto, Jorge Conde afirmou que o IPC está a aguardar a aprovação de dois doutoramentos.
Seguiu-se a entrega dos diplomas aos estudantes do Politécnico de Coimbra, por escola e por curso, momento em que os presidentes de cada escola também dirigiram umas palavras de incentivo e homenagem aos estudantes.