O desastre que colocou Mira na história da II Grande Guerra

07.3.2024 –

Foi a 6 de Março de 1944 que uma aeronave dos Aliados caiu na Ermida, em Mira. Oitenta anos depois, os mirenses reuniram-se à volta do monumento evocativo ali instalado.

Quando o avião, que fazia o trajeto Reino Unido – Base das Lajes (Açores) despenhou-se naquela pequena localidade gandaresa, três dos quatro ocupantes perderam a vida.

David Duncan (Grã-Bretanha), Phillip Galopp (Canadá) e George Gordon (Austrália), pereceram no acidente, sendo que o canadiano Walter Portwarka tornou-se o único sobrevivente do trágico acontecimento. Walter acabou por ser resgatado pelos habitantes locais.

Segundo Artur Fresco, Presidente da Câmara Municipal de Mira, a ideia da construção do monumento foi “o de homenagear todos aqueles que combateram e defenderam, em nome dos aliados”.

Recorde-se que o mais mortífero conflito mundial teve início em 1939, tendo finalizado com a vitória dos aliados em 1945, um ano depois do desastre. Estima-se que perderam a vida no conflito mundial, cerca de setenta milhões de pessoas.

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.