Militar voluntário português morreu na Ucrânia durante ataque russo

04.7.2024 –

Morreu hoje, em Dnipro, após ataque russo.

João Luís Chaves Natário, que era militar e ex-bombeiro em Macedo de Cavaleiros, associou-se, voluntariamente à Legião Estrangeira na defesa do território ucraniano, após a invasão russa.

O antigo Bombeiro de Macedo de Cavaleiros esteve naquela Corporação, entre 2003 e 2007, integrava a Legião Estrangeira Militar Francesa de Defesa Territorial da Ucrânia e perdeu a vida no ataque desta quinta-feira, onde morreram mais cinco pessoas para além dele e ficaram feridas, um número indeterminado de pessoas.

Segundo informação recolhida pelo Jornal de Notícias João Natário tinha 38 anos de idade e era filho de emigrantes em França.

 

⚠️ CONDOLÊNCIAS ⚠️

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros expressa, através deste comunicado, o mais profundo pesar pelo falecimento de João Luís Chaves Natário, bombeiro no Corpo de Bombeiros Macedense, que infelizmente nos deixou no dia de hoje, vítima do Conflito Militar entre a Rússia e a Ucrânia.

O João integrou a nossa corporação entre 2003 e 2007. Mais recentemente, após a escalada do conflito desencadeado pela invasão Russa da Ucrânia há dois anos, integrou voluntariamente a Legião Estrangeira Militar Francesa de Defesa Territorial da Ucrânia. Durante toda a sua vida, quer como bombeiro quer como militar, o João defendeu sempre as pessoas, dedicando-se à proteção do bem mais precioso de todos: a vida humana. Foi nesta missão que hoje tragicamente perdeu a sua.

À família e amigos, endereçamos as mais sinceras e sentidas condolências neste momento de profunda dor e tristeza.

Descansa em Paz João e um Bem haja. Até um dia
LUTO🖤