Igualdade de género é uma questão civilizacional que urge resolver

22.6.2023 –

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, elogiou o projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade”, promovido pela CIM Região de Coimbra, que impulsionou a implementação dos Planos Municipais para a Igualdade de Género e Não Discriminação nos 19 municípios que a integram.

Ao intervir na sessão de abertura do seminário “Região de Coimbra, com igualdade”, que decorreu no Biocant Park, em Cantanhede, Helena Teodósio saudou a “execução de políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção da igualdade de género nos termos daquilo que é preconizado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação”, mas também a promoção ativa da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens, bem como o combate à violência doméstica e à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género.

“Não vejo como sem o enquadramento institucional da CIM e sem respetivo suporte financeiro da candidatura teria sido possível levar a cabo uma um programa com tal amplitude e alcance social”, considerou.

Numa visão mais global, a autarca observa que do ponto de vista legislativo, “Portugal registou avanços muito significativos na consagração dos direitos dos cidadãos independentemente do género”, todavia, ressalvou, “esta não é só nem sobretudo uma questão de leis; esta é uma questão cultural, diria mesmo uma questão civilizacional que as sociedades têm de resolver muito rapidamente”.

Helena Teodósio admitiu que “há ainda conquistas a realizar na célula familiar, na vida social, ou no mundo do trabalho, entre outros domínios em que é necessário acentuar a desconstrução de estereótipos de género e promover a igualdade e a não discriminação de cidadãos”, terminando com um elogio ao trabalho dos técnicos e das técnicas envolvidos na elaboração e implementação dos planos municipais.

Já o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Raul Almeida, explicou o projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade” é “vital” para a região, porquantopermite adotar estratégias eficazes na promoção da igualdade do género”.

Os Municípios são atores determinantes neste processo, pela proximidade que têm com as populações e com as instituições locais, sublinhou.

Ao longo do seminário foram apresentados exemplos de boas práticas no âmbito da inclusão e igualdade.

O projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade”, com um investimento de 639 mil euros, é cofinanciado pelo Portugal 2020, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Fundo Social Europeu.