Filarmónica “em grande” em Coimbra!

A foto de capa desta reportagem diz tudo: quando se juntam os verdadeiros talentos musicais, quer a tocar, quer a cantar, o respeito do público vem em forma de aplausos, e os artistas sentem orgulho no seu magnífico trabalho.

Eram cerca de 66, os componentes da Filarmónica Ressurreição de Mira, que tiveram o prazer de serem regidos por um maestro “contemporâneo”, que dá pelo nome de Ricardo Gonçalves, homem cheio de ideias novas que são colocadas em prática com categoria estupenda, e mais dois talentos convidados… duas mulheres que engrandeceram ainda mais tão virtuoso espetáculo!

Sónia Sobral, uma acordeonista de mão cheia e Ana Ferreira, uma jovem fadista que irá bem longe (seguramente!) no panorama da música nacional, foram peças importantes num puzzle de sons, cores e imagens fascinantes. Com elas, e com todos eles, as horas não demoram a passar, e a respiração vai se prendendo a cada acorde.

“La Primitiva”, “Highlights from Chess”, “Paris Montmartre”, “Charles Chaplin”, “Deolinda – Encanto sinfónico” e “Gente da Minha Terra”, estupendamente interpretado por Ana Ferreira, foram os encantos de uma tarde que não podia ter melhor local para serem exibidos!

Grande Auditório Conservatório de Música de Coimbra esteve repleto, e com toda a razão! Os cerca de 500 assistentes saíram daquela belíssima sala com a sensação de terem presenciado um dos melhores Concertos desta banda em muitos anos.

Mas, como nem tudo são rosas, fica agora no ar, uma grande questão para estes artistas fantásticos resolverem: como será possível fazer ainda mais e melhor daqui para a frente? É que a fasquia anda bem alta! Por “culpa própria”, já que estão sempre a superarem-se, todos ficam sempre a espera do próximo Concerto, todos esperam por ainda mais e melhor…

Uma hora e vinte minutos, sensivelmente, durou o espetáculo. E, entre assombros de surpresa e palmas de reconhecimento, o público viu, ouviu e sentiu que a arte passa por muitos estágios: desde os mais pequenos até aos mais “rodados”, cada um deles provou o seu valor com obras superiormente interpretadas, movidas pela afinação de cada instrumento e o coração de cada um que os tocava…

Foi  uma pequena parte de uma tarde de domingo… mas, acreditem: esta ficará marcada nos anais desta grandiosa Filarmónica por muitos e bons anos!

A Rádio Mira Online teve o prazer de emitir os sons deste espetáculo para todo o planeta.