05.9.2024 –
O Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade decorre esta semana, entre 5 e 8 de setembro, em Marvão. Este fórum de discussão e formação é apartidário e vai focar-se em capacitar 30 jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos para uma cidadania ativa no âmbito do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas.
Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, afirma: “A segunda edição do Erasmus Campus, dedicada ao Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, conta com o relevante contributo de oradores destacados nas mais diversas áreas, que, durante quatro dias, nos ajudarão a criar e dinamizar um espaço de formação, reflexão e debate.”
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, afirma: “As Comemorações, que decorrem até 2026, têm como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos momentos fulcrais para a construção e afirmação da nossa democracia, promovendo um debate esclarecido sobre como queremos que sejam os próximos 50 anos de democracia. Nesse sentido, o debate sobre Sustentabilidade – «o desafio + urgente», como lhe chamamos no Programa desta edição do Erasmus Campus – é incontornável na discussão sobre o próximo meio século.”
O programa do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade
A primeira sessão, dia 5 às 21h00, tem como tema «Ambiente como prioridade Erasmus+» e é dinamizada por Carla Ruivo, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
No dia 6 às 9h00, o workshop «O Desafio + Urgente — Como a desinformação prejudica a ação climática» será conduzido pela jornalista Vera Moutinho.
Às 11h00, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, fará uma intervenção sobre o tema « A Europa somos nós – O que esperam do próximo mandato da Comissão Europeia?». Pelas 12h00, João Faria, Funcionário da Comissão Europeia (1989-2021), fará uma intervenção sobre «Sustentabilidade: Portugal, Europa e os Desafios Globais».
Pelas 16h00, a sessão «Um Portugal + Sustentável – O que está a ser feito?» junta Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia; Luísa Almeida, fundadora da Quinta do Arneiro; e Joana Guerra Tadeu, ambientalista.
A fechar o dia, às 20h30, haverá uma sessão de cinema e debate intitulada «Um futuro com + Abril», com a projeção de «Revolução (sem) Sangue», seguido de um debate com o realizador do filme, Rui Pedro Sousa, e com a historiadora Luísa Tiago de Oliveira.
No dia 7, às 14h30, a sessão «Uma Educação + consciente – O que está a ser feito?» terá como oradores Luís Loures, do Instituto Politécnico de Portalegre; Luís Marques, do Conselho Nacional de Juventude; e Mariana Maraschin, da Associação Youth Climate Leaders Portugal.
Finalmente, às 16h00, a sessão «Uma geração com + voz – Associativismo – advocacy» porá em diálogo Mariana Gomes, da Associação Último Recurso; Mariana Maraschin, da Associação Youth Climate Leaders Portugal; e Marta Brazão, da Circular Economy Portugal.
No domingo, os participantes apresentam os trabalhos desenvolvidos durante o Erasmus Campus.
A organização do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade é da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
O que é a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação é a entidade responsável pela gestão do Programa Erasmus+ em Portugal nas áreas do Educação e Formação.
Mais conhecido pela mobilidade de alunos do ensino superior na Europa, este programa é muito mais abrangente chegando aos setores do ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos, onde proporciona para além de projetos de mobilidade também projetos de cooperação e parcerias estratégicas.
Em agosto de 2021, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação passou a ser responsável por apoiar a internacionalização da educação e formação em Portugal e, ainda, pela gestão de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do Programa de Alojamento no Ensino Superior.
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem como missão elaborar e executar o programa das Comemorações oficiais do cinquentenário da Revolução de 1974.
As celebrações decorrem entre 2022 e 2026. Iniciaram-se em março de 2022 — quando Portugal passou a contar mais dias de democracia do que aqueles que viveu em ditadura — e terminam em dezembro de 2026, quando se cumpre, por um lado, 50 anos da aprovação da Constituição da República portuguesa e, por outro, 50 anos do ciclo eleitoral que decorreu ao longo do ano de 1976 – a realização das primeiras eleições legislativas, presidenciais, regionais (Açores e Madeira) e autárquicas.