16.10.2023 –
A Câmara de Ílhavo e a Coopérnico, cooperativa de energias renováveis, anunciaram que vão dinamizar a criação de uma comunidade de energia local, no âmbito do projeto “COMSOLVE”.
“O que queremos que aconteça é que nos próximos investimentos no Concelho de Ílhavo já exista uma comunidade de energia local, que abra o investimento aos próprios munícipes”, explica Ana Rita Antunes da Coopérnico, a primeira cooperativa de energias renováveis no País.
De acordo com aquela dirigente cooperativa, “pretende-se dinamizar a criação de uma comunidade de energia local para que os futuros investimentos em Ílhavo sejam liderados por essa comunidade”.
Em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Coopérnico oferece aos cidadãos a oportunidade de serem “os donos da produção de energia renovável instalada no concelho, sendo os próprios a investir”, explica.
O projeto “ACC COMSOLVE” visa dinamizar o Autoconsumo Coletivo e será implementado no âmbito do projeto piloto P2020 COMSOLVE, que integra veículos elétricos no concelho de Ílhavo.
O projeto é apresentado dia 18, pelas 18:30 e dará prioridade de investimento, em primeiro lugar, aos cooperantes residentes em Ílhavo e, só depois, aos restantes membros da Coopérnico.
No âmbito do projeto, está já a ser instalada uma unidade de autoconsumo na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, que partilhará energia com a Casa da Cultura de Ílhavo, devendo o sistema gerar anualmente cerca de 170.729 kWh de energia, contribuindo para uma redução de aproximadamente 56% no consumo anual de energia desses dois edifícios.
A Câmara de Ílhavo salienta que a instalação de painéis fotovoltaicos é feita “sem qualquer custo de investimento inicial” e que no final do contrato, cujo prazo é de 10 anos, os equipamentos instalados “revertem para o município de Ílhavo sem qualquer custo adicional”.
Em nota de imprensa é sublinhada a aposta da câmara “na produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e na partilha de energia na comunidade”.
Adianta ainda que o município de Ílhavo “irá instalar infraestruturas de comunicações, sensores e outros equipamentos de pequeno porte no espaço urbano e em edifícios públicos, no âmbito do projeto “Comunidade de energia Solar – COMSOLVE”.
Green Savers