Representante do Papa Francisco na Terra Santa oferece-se para ser trocado pelas crianças feitas reféns pelo Hamas

16.10.2023 –

O representante do Papa Francisco na Terra Santa mostrou-se disponível, esta segunda-feira, para ocupar o lugar das crianças israelitas feitas reféns pelo Hamas e mantidas em Gaza. O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca de Jerusalém, abriu a possibilidade em videoconferência com jornalistas italianos.

“Estou pronto para uma troca, qualquer coisa, se isso puder levar à liberdade, para trazer as crianças para casa. Não tem problema. Há total disposição da minha parte”, referiu. “A primeira coisa a fazer é tentar a libertação dos reféns, caso contrário não haverá forma de impedir uma escalada. Estamos dispostos a ajudar, até eu pessoalmente”, indicou, ressalvando que tanto ele como o seu gabinete não tiveram qualquer contacto direto com o Hamas. “Não se pode conversar com o Hamas. É muito difícil.”

Haverá cerca de 200 pessoas reféns, sendo que uma dúzia deles sejam crianças.

Pizzaballa supervisiona as atividades católicas romanas em Israel e nos territórios palestinianos, bem como na Jordânia e no Chipre, uma região que abriga cerca de 300 mil católicos romanos. O cardeal indicou ainda que cerca de mil cristãos estão abrigados em edifícios da Igreja no norte de Gaza depois te terem visto as suas casas destruídas por ataques israelitas. “Eles não sabem para onde ir porque mudar-se é perigoso.”

Francisco Laranjeira