O Presidente da República salienta que o “nível de tensão e crispação” na actual pré-campanha eleitoral “é muito menor do que em campanhas anteriores”.
O Presidente da República recusou esta sexta-feira comentar o debate de quarta-feira passada entre Passos Coelho e António Costa, admitindo que viu apenas “uma parte” do frente-a-frente entre os dois candidatos a primeiro-ministro.
“Vi uma parte do debate. Mas cabe aos comentadores avaliar, eu não vou falar”, afirmou Cavaco Silva ao início da tarde, em declarações transmitidas pelas televisões.
Questionado pelos jornalistas sobre se a campanha está a decorrer com a serenidade que o Chefe de Estado por várias vezes pediu, Cavaco considerou que há menor tensão entre os vários candidatos.
“Tendo em conta campanhas anteriores, parece muito claro que o nível de tensão e crispação é muito menor”, afirmou.
Apesar do futebol, portugueses devem ir às urnas
O Presidente da República mostrou-se ainda “surpreendido” pelo facto de os três principais clubes de futebol do País terem jogos marcados no dia 4 de Outubro, em que normalmente não ocorrem desafios.
“Fiquei surpreendido que se tenha quebrado esta tradição de não haver jogos de futebol no dia das eleições. Tendo eu anunciado o dia da eleições no dia 22 de Julho, nessa altura pensei que os organismo do futebol conseguiam encontrar calendário adequados”, argumentou.
Contudo, voltou a apelar para uma ida dos eleitores às urnas no dia das legislativas. “O que eu apelo é para que os portugueses não deixem de votar. Podem ir ao futebol, mas antes ou depois não deixem de exercer o seu direito de voto”, disse, remetendo para a Comissão Nacional de Eleições a análise do tema.
Fonte: económico






