A Caminhada contra a Poluição, promovida pelo grupo Vegetarianos de Águeda, decorreu no dia 6 de setembro, na Pateira em Espinhel, e contou com algumas dezenas de participantes, tanto aguedenses como oriundos de concelhos vizinhos.
Durante duas horas e meia, os voluntários recolheram resíduos espalhados pelo parque e pelos percursos pedestres, coletando colchões, canos, garrafas, balões, embalagens, pontas de cigarro, entre muitos outros materiais.
Esta ação de protesto e sensibilização foi incentivada pelo grave problema de poluição ambiental que atinge o planeta, e que também se manifesta naquele concelho, não só através das descargas poluentes na Pateira, afluentes e outros rios, como pelo uso indiscriminado de plásticos e descartáveis, que acabam por ficar depositados na natureza, ameaçando as espécies vegetais, animais e o próprio ser humano.
Com este tipo de ações, o grupo pretende continuar a alertar para a urgência de mudança de hábitos de consumo, a necessidade de se reeducar para a sustentabilidade e a importância de se exigir medidas cada vez mais fortes para mitigar o efeito das alterações climáticas.