Ataque em sala de espetáculos em Moscovo faz 40 mortos. Governo russo fala em terrorismo

22.3.2024 –

O incidente aconteceu na Crocus City Hall, uma famosa sala de espetáculos localizada na capital russa.

Um ataque registou-se esta sexta-feira na Crocus City Hall, uma sala de espetáculos localizada em Moscovo, e terá causado pelo menos 40 mortos.

A informação é avançada pela imprensa russa. De acordo com o Serviço Federal de Segurança, pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, incluindo crianças.no ataque, segundo a agência de notícias russa TASS, 

“Pessoas desconhecidas abriram fogo na Crocus City Hall. A evacuação das pessoas está a decorrer”, confirmaram os serviços de emergência à agência de notícias TASS, citada pela AFP. Um jornalista da agência Ria Novosti reportou feridos e disparos de “armas automáticas”.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, classificou o que aconteceu como um ataque terrorista. O autarca de Moscovo, citado pela Agence France-Presse (AFP), cancelou todos os eventos públicos na cidade durante o fim de semana.

A Casa Branca diz que nada indica que o ataque tenha sido perpetrado por ucranianos.

Não há qualquer indicação, neste momento, de que a Ucrânia ou os ucranianos estejam envolvidos no tiroteio”, disse aos jornalistas o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Também a presidência ucraniana já rejeitou qualquer envolvimento do país no ataque.

A Ucrânia não tem certamente nada a ver com os tiros/explosões em Crocus City Hall. Não faz qualquer sentido”, escreveu o conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak na rede social X (antigo Twitter).

Rui Oliveira Costa/TSF/SIC Notícias