11.12.2024 –
A Câmara de Cantanhede acaba de formalizar um protocolo que estabelece a cedência gratuita das instalações da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova à Bombarda- Bónusmedieval – Associação de Teatro e Recreação Cultural.
Considerando que o Clube União Vilanovense prescinde da utilização das instalações em favor da Bombarda, a escola será destinada à realização de ações relacionadas com o respetivo objeto desta Associação, nomeadamente atividades
e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva. Além disso, servirá para solucionar o problema de falta de espaço para a Bombarda armazenar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais.
Este acordo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, pelo presidente da União de freguesias de Portunhos e Outil, Vitor Folgado e pela presidente da Bombarda- Bónusmedieval – Associação de Teatro e Recreação Cultural, Lucinda Gomes, numa sessão que contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso.
“O executivo municipal acredita que estas escolas devem continuar a ser espaços vivos integrados na vida associativa local, preservando a identidade e sobretudo a ligação afetiva que as pessoas têm com estes sítios. Muitas pessoas frequentaram esta escola e têm memórias ligadas a este lugar, e por isso, manter a EB1 de Vila Nova ativa para este fim, é também uma forma de honrar essas histórias”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
A Associação ficará agora responsável pela manutenção, limpeza e boa conservação do edifício, suportando todos os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel.
O protocolo é válido para o presente ano, renovável automaticamente por períodos sucessivos de um ano, caso não seja comunicada a intenção da sua não renovação, com a antecedência mínima de 90 dias.
TAGS: #Cantanhede #Bombarda