Arranca a Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos

31.8.2023 –

Este ano é dedicada à educação e ao trabalho.

No próximo dia 3 de setembro terá início a 5ª edição da Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), este ano sujeita ao tema “Educação e Trabalho”. A iniciativa, gratuita e dirigida a jovens estudantes do ensino secundário, tem como objetivo fomentar o pensamento crítico e gerar debate em torno da economia do futuro e das competências necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. A sessão de abertura contará com a presença do Presidente do Conselho de Administração da FFMS, Gonçalo Saraiva Matias.

Sob o mote “Pensar diferente. Agir juntos”, a edição de 2023 da Escola de Verão contará com 100 alunos com idade até aos 18 anos, que irão participar em palestras, workshops, dinâmicas de grupo e diversas atividades lúdicas e desportivas. Ao longo desta semana serão abordados temas como o funcionamento do sistema de educação e do mercado de trabalho, competências para o futuro e o impacto que a tecnologia e a inteligência artificial têm nestas áreas.

Entre a dezena de especialistas nacionais e internacionais que farão parte desta edição contamse Daniel Susskind, especialista em Economia da Universidade de Oxford e autor de várias obras sobre o trabalho e a economia do futuro, Isabel Flores, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ou João Cerejeira, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A programação inclui ainda um clube de leitura, conduzido pelo locutor e ilustrador Hugo van der Ding, e uma sessão de debates Oxford-style moderados por José Maria Pimentel, economista, autor e criador do podcast “45 Graus”.

Em linha com a missão da Fundação Francisco Manuel dos Santos – promover e aprofundar o conhecimento da realidade do país, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento da sociedade – a Escola de Verão visa fornecer aos jovens ferramentas para encararem o futuro com otimismo, num mundo que atravessa profundas mudanças tecnológicas, e expô-los a conhecimento proveniente de fontes fidedignas, para que possam tomar decisões informadas.