22.6.2023 –
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, participou no I Congresso Luso-Brasileiro do Direito do Vinho, a convite da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Na sua explanação, Maria Teresa Cardoso desenvolveu o tema “O papel dos municípios portugueses na promoção do setor vitivinícola: o caso de Anadia”, dando a conhecer, de uma forma mais restrita, as principais potencialidades do concelho e da região, no que respeita ao setor vitivinícola.
A autarca começou por referir “o importante” papel desempenhado por Tavares da Silva, pioneiro do espumante português, que levou a cabo as primeiras experiências sobre espumantização, na então Escola Prática de Viticultura e Pomologia, atual Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia.
Na ocasião, realçou o investimento e a grande aposta que o Município de Anadia tem vindo a realizar, junto do setor vitivinícola, no sentido de apoiar os produtores engarrafadores e as entidades ligadas ao setor, como a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Rota da Bairrada, na promoção e divulgação dos seus produtos vínicos.
Por outro, a edil anadiense destacou os vários eventos enogastronómicos que a autarquia, de forma direta e indireta, tem organizado e apoiado, ao longo dos últimos anos, com o intuito de promover e divulgar os produtos endógenos da Bairrada, dando como exemplos, o “Aqui na Bairrada”, o “Milésime”, a Feira da Vinha e do Vinho e as Masterclasses de espumantes e vinhos. Sublinhou ainda o facto de Anadia, nos últimos anos, ter sido palco do Portugal Wine Trophy, um dos principais concursos mundiais de vinhos, que tem contado com a presença de 60 provadores e que têm avaliado uma média de 1500 vinhos de todo o mundo.
No que respeita à preservação e divulgação da história do património do vinho na Bairrada, Maria Teresa Cardoso salientou os dois principais espaços museológicos ligados ao setor, que se encontram localizados no concelho, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, e o Aliança Underground Museum, em Sangalhos, que têm sido grandes pólos de atração de milhares de visitantes ao concelho e à região, projetando, dessa forma, a nível nacional e internacional, o nome de Anadia.