“A comer é que a gente se entende!” participa no Encontro Nacional para a Alimentação Sustentável em Tomar

15.5.2024 –

O projeto “A comer é que a gente se entende!”, inserido no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), representará a Região de Coimbra no Encontro Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Tomar.

O evento reúne as parcerias regionais de mais de 22 projetos que, a nível nacional, dinamizam estratégias de promoção da alimentação equilibrada e sustentável. O objetivo deste encontro é promover a partilha de conhecimento e experiências entre diversos atores, incluindo nutricionistas, técnicos de desenvolvimento local, investigadores, decisores políticos, educadores, agricultores e o público em geral.

Ao longo dos três dias do encontro, decorrerá um extenso e vasto programa com diversas atividades sobre os temas da educação alimentar, dieta mediterrânica, alimentação sustentável, agricultura familiar, desperdício alimentar, cadeias curtas de abastecimento, entre outros.

Na sexta-feira, 17 de maio, na Biblioteca Municipal de Tomar, das 14h30 às 18h00, decorrerá a Conferência Alimentação Equilibrada e Sustentável, de acesso público mediante inscrição, que contará com duas sessões:  Alimentação Sustentável por Portugal e Promoção de uma Alimentação Equilibrada e Sustentável.

Durante o fim-de-semana, 18 e 19 maio, as atividades continuam na Mata Nacional dos Sete Montes, inseridas no Wellness Weekend, evento realizado em parceria entre a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o Município de Tomar.

Aqui será possível conhecer, experienciar e degustar o melhor da alimentação saudável e sustentável das várias regiões representadas, que promovem um conjunto de atividades, tais como: demonstrações gastronómicas, apresentações, jogos didáticos, workshops, entre outras.

A equipa do projeto “A comer é que a gente se entende!” marcará presença a representar a Região de Coimbra, no sábado, dia 18, entre as 17 horas e as 18 horas, com jogos didáticos e atividades dirigidas aos visitantes do certame.

O que é o projeto “A comer é que a gente se entende!”?

“A comer é que a gente se entende!” é um dos 22 projetos de âmbito regional que estão de norte a sul do país e que integra o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) da Rede Rural Nacional (RRN).

O projeto PNAES “A comer é que a gente se entende!”, desenvolvido pela parceria que envolve as associações de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo, AD ELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, apresenta um plano operacional centrado em três temas centrais:

 Valorização e a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica;
 Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável;
 Combate ao Desperdício Alimentar.

O projeto PNAES, caracteriza-se por uma intervenção focada na grande proximidade com a comunidade local, abrangendo os 19 concelhos que constituem a Região de Coimbra, e que integram o território de intervenção das 8 entidades parceiras. As iniciativas deste projeto pretendem valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e sensibilizando, educando e capacitando a comunidade.

Este Projeto é uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério da Agricultura através do PDR2020, sendo cofinanciada pelo FEADER do Portugal 2020.