03.04.2026 –
O início da operação “Páscoa 2026” ficou marcado por um cenário preocupante nas estradas nacionais. Só no dia 2 de abril de 2026, a GNR registou 236 acidentes, dos quais resultaram 4 vítimas mortais, além de 5 feridos graves e 68 feridos leves.

👮♂️ No terreno estiveram militares empenhados na prevenção da criminalidade, no patrulhamento rodoviário e no apoio aos condutores, num esforço para garantir deslocações seguras durante este período festivo.
🚗 Milhares fiscalizados e dezenas de detenções
Durante este primeiro dia de operação, foram 7 000 condutores fiscalizados. Destes, 32 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, enquanto 9 pessoas foram detidas por condução sem habilitação legal.

📊Foram registadas 1 389 contraordenações rodoviárias, com destaque para:
- 374 por excesso de velocidade
- 215 por falta de inspeção periódica obrigatória
- 52 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC)
- 52 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório
- 48 por uso indevido do telemóvel durante a condução
- 16 por excesso de álcool

⚠️ Acidentes fatais espalhados pelo país
As quatro vítimas mortais resultaram de três acidentes distintos:
- 💥 Uma colisão entre três veículos ligeiros, ocorrida às 04h57 na EN 115, em Santo Antão do Tojal (Lisboa), provocou a morte de dois jovens: uma mulher de 26 anos e um homem de 23 anos
- 🏍️ Uma colisão entre um ligeiro e um motociclo, às 12h34 na EN 13, em Reboreda (Viana do Castelo), vitimou um homem de 30 anos
- 🚆 Um acidente entre um motociclo e um comboio, às 14h20 na Rua de Nossa Senhora de Fátima, em Aborim (Braga), resultou na morte de um homem de 65 anos

🚔 Fiscalização reforçada continua
A GNR garante que continuará a intensificar a fiscalização ao longo da operação, com especial foco em infrações como:
- Condução sob efeito de álcool e drogas
- Excesso de velocidade
- Uso do telemóvel ao volante
- Falta ou uso incorreto do cinto de segurança e SRC
- Falta de inspeção obrigatória
- Falta de seguro
- Manobras perigosas, como ultrapassagens irregulares e falhas na cedência de passagem
🙏 Num período marcado pelo convívio familiar e pelas tradições da Páscoa, a GNR apela à responsabilidade de todos, reforçando que a segurança nas estradas depende, em grande parte, do comportamento dos condutores.
Jornal Mira Online
📎 Fonte: Guarda Nacional Republicana





