O Partido CHEGA e o deputado Paulo Seco manifestaram o seu apoio à manifestação silenciosa realizada na terça-feira, 29 de abril, em Coimbra, que defende a reativação urgente da 2.ª Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da Polícia de Segurança Pública. A iniciativa surge no seguimento de uma reivindicação que se prolonga há cerca de dois anos, após a desativação desta unidade considerada essencial para a resposta a situações de maior risco e para o combate à criminalidade.
📊 Preocupações com a segurança
De acordo com a posição do partido, moradores e comerciantes da Baixa de Coimbra têm vindo a sentir um aumento da insegurança, apontando para uma menor presença policial nas ruas. Como exemplo, é referido o mais recente Relatório Anual de Segurança Interna, que indica um aumento da criminalidade no distrito.
📝 Petição sem discussão
Em junho de 2025, foi entregue na Assembleia da República uma petição com milhares de assinaturas a solicitar a reativação da equipa. Segundo o Chega, o documento ainda não foi agendado para discussão em plenário, o que considera um desrespeito pelos cidadãos.
🤝 Ações e críticas ao Governo
O deputado Paulo Seco afirma ter reunido por duas vezes com o comando distrital da PSP de Coimbra, defendendo sempre o regresso da 2.ª EIR. O partido critica ainda o Governo por, alegadamente, ignorar as preocupações da população e dos profissionais de segurança.
O Chega sustenta que a redução de meios operacionais poderá contribuir para o aumento da criminalidade, reforçando que a segurança deve ser tratada como uma prioridade do Estado.