🍔 McDonald’s gerou 777 milhões de euros para a economia nacional

28.07.2026 –

A atividade da McDonald’s em Portugal teve um impacto económico de 777 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) durante 2025, contribuindo ainda para a manutenção de quase 17 mil postos de trabalho e para a geração de 197,6 milhões de euros em receitas fiscais e contribuições para a Segurança Social.

Os dados constam do mais recente Relatório de Impacto Económico e Social da empresa, elaborado em parceria com a Oxford Economics, e mostram que o impacto da cadeia de restauração ultrapassa a atividade dos seus restaurantes, refletindo-se também na economia nacional, no emprego e no apoio social.

📊 Fornecedores, emprego e formação

Segundo o relatório, a McDonald’s investiu 155 milhões de euros em fornecedores portugueses, valor que representa 42% de todas as compras efetuadas pela empresa no país.

A rede conta atualmente com 220 restaurantes em Portugal, dos quais 92% são explorados por franquiados, evidenciando o peso do modelo de franchising na expansão da marca.

No plano dos recursos humanos, foram contabilizadas 249 mil horas de formação destinadas aos colaboradores ao longo do último ano.

❤️ Apoio a famílias

O relatório destaca ainda a vertente social da empresa. Através da Casa Ronald McDonald Portugal, foram apoiadas 2.295 famílias de crianças em tratamento hospitalar, proporcionando alojamento e apoio durante os períodos de internamento.

Citado no documento, o diretor-geral da McDonald’s Portugal, Albert Ahumada, sublinha que “o impacto da McDonald’s em Portugal vai muito para além dos nossos restaurantes”, sintetizando o alcance económico e social da atividade da empresa.

Jornal Mira Online

Fonte: The Next Big Idea