07.10.2025 –
Instituído pelo Colégio da Especialidade de Patologia Clínica e acolhido pela Ordem dos Médicos, o novo Dia do Patologista Clínico passa a ser celebrado a 7 de outubro, reconhecendo o papel essencial destes profissionais na medicina moderna.

O dia 7 de outubro passa a ser, a partir deste ano, a data oficial para celebrar o Dia do Médico Patologista Clínico, uma efeméride instituída pelo Colégio da Especialidade de Patologia Clínica e acolhida de imediato pela Ordem dos Médicos.

A criação desta data pretende valorizar e dar visibilidade a uma especialidade médica essencial, mas muitas vezes discreta, que garante a qualidade, a fiabilidade e o rigor dos resultados laboratoriais em que se baseiam milhares de diagnósticos diários em Portugal.
🧫 O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o Presidente do Colégio da Especialidade, João Mariano Pego, destacam que “o patologista clínico desempenha uma liderança técnica essencial, garantindo qualidade, fiabilidade e rigor em cada resultado, pilares indispensáveis à boa prática médica.”
Além da competência técnica, os responsáveis sublinham que estes profissionais são “guardiões da ética, da ciência e da confiança no sistema de Saúde”, desempenhando um papel determinante na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.
Com esta iniciativa, a Ordem dos Médicos reforça o seu compromisso com a ciência, a formação e a responsabilidade médica, reafirmando o valor do patologista clínico como um elo vital na cadeia do conhecimento e da prática médica.

📍 Jornal Mira Online
📎 Fonte: Ordem dos Médicos







