A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, em reunião de executivo, um voto de Louvor ao Club de Ancas – Associação de Solidariedade Social, Recreio, Formação e Cultura, como forma de reconhecimento por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver, nomeadamente em prol da cultura do concelho, ao longo dos seus 117 anos de existência. O voto de Louvor acontece por ocasião da comemoração de mais um aniversário.
O Club de Ancas foi fundado, a 8 de dezembro de 1904, com a designação de Club de Ancas – Associação de Instrução, Recreio, Cultura e Beneficência e teve os seus primeiros Estatutos publicados, por alvará do Governo Civil de Aveiro, visados em 12 de dezembro de 1939.
A associação tem a sua sede num edifício (ícone da freguesia), cuja construção data de 1921, e fica situado no Largo da Igreja e destaca-se pela sua fachada, construída de forma simétrica, de linhas geométricas bem vincadas. Foi construída por um punhado de “carolas da terra”, com intenção de retirar os jovens daquele tempo das tabernas. Mais recentemente, e entre os anos de 2002 e 2004, o edifício passou por obras de restauração.
Quando da última Grande Guerra, o Club de Ancas comprou um rádio e era na coletividade que as pessoas se reuniam para ouvir as notícias da frente da batalha. Desde a sua constituição, e durante várias décadas, foram diversas as atividades de Recreio, Cultura e Beneficência realizadas (com mais ou menos regularidade). Sendo a mais antiga Associação do concelho de Anadia, a mesma é o reflexo da comunidade achense, sendo uma das poucas “instituições” ativas da freguesia.
O Club de Ancas pretende ser um projeto Comunitário, Inovador e Mobilizador.