No enquadramento da situação de pandemia provocada pelo novo Coronavírus, as Festas do Município de Vagos não se realizarão como habitualmente. As verbas afetas às comemorações serão redirecionadas para testes à COVID-19 e para EPI’s.
Devido ao estado de pandemia provocado pela COVID-19, o Município de Vagos não irá proceder, em 2020, à realização das Festividades de Nossa Senhora de Vagos e do Divino Espírito Santo. Esta decisão foi tomada, de uma forma concertada entre o Município e Paróquia de S. Tiago de Vagos, tendo em conta a excecionalidade do momento em que vivemos e dentro dos princípios fundamentais da Saúde Pública e da Segurança de todos os vaguenses, bem como de todos os milhares de peregrinos devotos que visitam o Município de Vagos para celebrar e festejar esta data marcante para o concelho.
O investimento que estaria destinado à realização das Festividades de Nossa Senhora de Vagos e do Divino Espírito Santo, está a ser aplicado na aquisição de testes COVID-19 e de equipamentos de proteção, a serem distribuídos posteriormente pelas autoridades, na áreas da Segurança, da Saúde Pública e do Social.
Considera o Município de Vagos que esta tomada de posição corresponde, muito responsavelmente, à necessidade de se continuarem a tomar medidas de forte contenção em atos públicos, no sentido de proteger todos e cada um.
Do ponto de vista das celebrações religiosas, a peregrinação não se irá realizar. No entanto está a ser equacionada, entre a Paróquia de S. Tiago de Vagos e a Paróquia de Cantanhede a possibilidade da celebração de uma Eucaristia evocativa, presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos com transmissão via internet.