16.10.2023 –
Quatro distritos vão estar sob aviso laranja devido à passagem da depressão Babet. A precipitação acumulada desta semana deverá atingir valores muito significativos.
O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, desde logo na terça-feira por influência da depressão Babet, informou esta segunda-feira o IPMA.
Na terça-feira, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, lê-se na nota, lembrando o IPMA que “para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos”.
Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta o IPMA.
O alerta foi também reforçado por Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil. No Twitter, alertou quem vive nas regiões norte e centro para a situação meteorológica nas próximas horas que requer “a máxima atenção”.