Task-force explica que os utentes que receberam a vacina nos dias 2, 3 e 4 de setembro vão ser contactos pelas autoridades de saúde “no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas”.
A vacinação no Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Gouveia foi suspensa devido a uma alegada falha na cadeia de frio, refere a task-force em comunicado.
“A vacinação no UCSP Gouveia foi suspensa pela coordenação da Task-Force de Vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor. Esta decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio”, lê-se na nota enviada às redações.
“Os utentes vacinados nos dias 02, 03 e 04 de setembro serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas”, acrescenta a task-force, que sublinha que “não é expectável que este incidente tenha efeito na saúde dos utentes.
A task-force, liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, indica ainda que o Infarmed está a acompanhar a situação e que será solicitada uma investigação dos factos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. (IGAS).
Guilherme de Sousa / TSF