“Ursos das Gaitas”: Nasceram na música clássica e gostam de tocar músicas alegres!

03.1.2024 –

Só cinco puderam estar na entrevista mas, ao todo são sete, os elementos da Banda “Ursos das Gaitas”. São todos jovens e, como tal cheios de energia e garantem estar dispostos a dar a quem os ouve, um “bom bocado” de alegria!

Que fique bem claro para todos: André Ferreira, Fábio Rocha, Gabriel Pacheco, João Miranda, João Távora, Miguel Rebelo e Paulo Sequeira adoram a música clássica e foi através da Filarmónica Ressurreição de Mira que a maioria nasceu para a arte. Mas, a 18 de Dezembro de 2022, eles juntaram várias vontades, muitos sonhos e enormes esperanças num projeto musical novo e dinámico.

Com a Filarmónica, na altura, tendo sido convidada para participar do Mercado de Natal, esta achou por bem convidar seus músicos a participarem de uma “forma diferente” que é com quem diz, menos clássica e mais arrojada, e o  resultado não poderia ter sido melhor!

Proposta recebida, proposta aceite!

Tendo sido apoiados, desde a primeira hora, “pela FRM, pelo nosso maestro e pela Câmara Municipal” os elementos da Banda propuseram-se a dar o que sabiam e ainda mais, na atuação que lhes pediram.

Assim, de forma natural, a simpatia granjeada junto de quem os viu e ouviu, acabou por dar azo ao nascimento de um novo projeto musical mirense que promete ir “tão longe quanto possível” visto que, apesar de a maioria não querer seguir a músicalidade na Universidade, todos se sentirem imbuídos das melhores expectativas no som que produzem.

Tendo realizado algumas apresentações em locais como a Escola de Mira, a Mostra Gastronómica na Praia de Mira, o Pica no Chão, em Febres, o Colégio do Calvão, dentre outros, esses jovens artistas de mão cheia sentem ter chegado o momento de dar o salto. Por isso, é já no próximo dia “13 de Janeiro, pelas 21,30 horas, impreterivelmente” que o Atrium Mira irá receber o primeiro espetáculo totalmente produzido por André Ferreira e seus amigos e companheiros de musicalidade.

Ali, prometem ser “irreverentes” como são, no auge das suas juventudes, no dia-a-dia e, ali, no novo espaço artístico de Mira, prometem que o pop, o rock e outros estilos musicais “perfeitamente adaptaveis à nossa forma de atuar” serão reis e senhores de uma noite que, garantem, nunca mais irão esquecer!

O tempo ditará o caminho a seguir…

Os “Ursos das Gaitas” já começaram a sua profissionalização musical. Garantindo já terem patrocínio, prometem – entre sorrisos – não serem “irreverentes nos cachês que vamos cobrar ao longo da carreira” já que assumem uma postura de “deixar as coisas acontecerem com naturalidade” e de quererem, por ora, fazer o que mais gostam, quando pegam num instrumento: dar (boa) música a quem os ouve!

Depois de assumirem que “após um ano as ideias não serem exatamente iguais às iniciais” os componentes dos “Ursos das Gaitas” pensam que, ao celebrarem o segundo ano em Dezembro próximo, estarão “engajados e ainda mais concentrados no nosso crescimento artístico”. Senão, vejamos: os músicos que “adoraram tocar nas Festas de Mira” são os mesmos que sonham em tocar nas Tasquinhas da Expofacic. Os artistas que criaram a banda “a partir de um simples convite da FRM” são os mesmos que dizer “ser possível, quem sabe…” tornarem-se uma seção daquela Instituição que é um verdadeiro ex-libris mirense!

Dentre os elementos e as suas ideias profissionais para o futuro, há quem queira ser informático, músico ou até policial. Mas, numa coisa estão todos unânimes: “Os Ursos das Gaitas nasceram, estão a crescer e querem ficar” no atual panorama musical. Querem vivenciar suas capacidades ao máximo e levarem a felicidade a quem os ouve e assiste. No fundo, esses rapazes talentosos querem fazer da (sua) arte um motivo de contágio e de interação.

Quem já os viu tocar, só tem elogios.Preparem-se para ouvir falar deles!

Para eles, por agora, é o que basta. Depois? Bem, depois “logo se verá!”

Jornal Mira Online