Universidade Sénior de Mira participou em intercâmbio cultural na Ilha Terceira

25.05.2025 –

A Universidade Sénior de Mira esteve recentemente em animado intercâmbio na Ilha Terceira, Açores, onde viveu três dias de forte e intenso convívio com os colegas da Academia Oeste – Encontro de Gerações, da localidade de Santa Bárbara.

Um encontro de culturas e gerações

No primeiro dia, os anfitriões acolheram calorosamente o grupo de Mira com uma receção ao som do hino da Academia, seguida de atuações da disciplina de dança, que animaram todos os presentes. O grupo de Mira também partilhou as suas danças tradicionais, proporcionando um verdadeiro encontro de ritmos e tradições regionais. A noite culminou com um jantar típico açoriano, com alcatras e arroz doce, em ambiente de festa e confraternização.

 Tradição e descoberta, com chuva à moda da casa

O segundo dia foi dedicado a um passeio pela Ilha Terceira, num roteiro cheio de paisagens, histórias e boa disposição. Nem a tradicional chuva e nevoeiro travaram os participantes, que responderam com sorrisos e guarda-chuvas abertos, vivendo uma verdadeira experiência insular.

Visitas culturais e combate ao idadismo

No terceiro e último dia, o grupo visitou o centro histórico de Angra do Heroísmo, passando pelo Museu de Angra e pelo projeto Avós por Linhas e Travessas. Foram recebidos na Câmara Municipal pelo Presidente Álamo Meneses e pela Vereadora Fátima Amorim, num gesto de reconhecimento que emocionou os visitantes.

A jornada terminou com uma atividade intergeracional, reunindo seniores das duas universidades, o projeto Avós por Linhas e Travessas e crianças do ATL local, numa ação de combate ao idadismo, onde todas as idades foram valorizadas.

Guida Ferreira: “Sentimo-nos em casa”

Para Guida Ferreira, formadora de de Danças Tradicionais e participante no Intercâmbio da Universidade Sénior de Mira, a experiência foi inesquecível:

A forma simpática e afável com que fomos brindados pelos açorianos é algo que perdurará nas nossas memórias. Sentimo-nos em casa, mesmo estando tão distantes. Só temos a agradecer à Academia Oeste!”

A viagem foi idealizada pelas disciplinas de Danças Tradicionais e da Tuna, com o envolvimento de Guida Ferreira, Glória Maranhão e o apoio da Universidade Sénior de Mira, representada por Joana Mesquita.

Todas as despesas foram suportadas pelos próprios alunos e pela Academia Oeste – Encontro de Gerações.