Universidade Sénior de Mira começa o seu “ano 1”

Após 6 meses de fase experimental que foi denominado como “ano zero”, tem início na segunda-feira, dia 16 de Outubro, o “ano 1” da Universidade Sénior de Mira.

O Jornal Mira Online obteve uma entrevista exclusiva com a Vereadora Dulce Cainé, que deu, em linhas gerais, as suas expectativas para o ano letivo que agora se inicia. A autarca afirmou que “no ano zero tentamos perceber como devia funcionar a Universidade a partir deste momento… Detetarmos erros e falhas que foram limadas para que de agora em diante o risco deles acontecerem seja mais pequeno”.

Ainda comparando a primeira experiência com o que se vai passar a partir desta segunda-feira, Dulce Cainé abriu ainda mais o leque de novas situações, afirmando que, “ao contrário do ano zero, onde as disciplinas eram mais técnicas, este ano letivo ficará marcado por uma maior abrangência de disciplinas práticas”. 

Mas, não é só por aí que ficarão as diferenças, visto que a Universidade Sénior fará um intercâmbio com outras Universidades do género, nomeadamente com a de Vouzela, com quem “as ideias já estão alinhavadas, por esta altura”. O que se pretende é que haja “uma maior partilha de informação e de conhecimentos aprofundados de cada uma das regiões com quem funcionará este projeto”, afirma a Vereadora. Mais, também acontecerá um intercâmbio interno, entre as próprias turmas o que, na prática procurará “incentivar os alunos a inscreverem-se, para o ano, em novas disciplinas que venham a ter interesse!”.

Dulce Cainé não esqueceu o “voluntariado dos professores, que merecem este reconhecimento da nossa parte e de toda a coletividade que faz parte deste projeto”, pois serão deles as iniciativas necessárias para que a atenção dos seus alunos se mantenha durante o período letivo.

Para este ano estão, por agora, inscritos 132 alunos (83 homens e 49 mulheres) que têm uma faixa etária entre os 65 e 70 anos de idade e que estarão inseridos num total de 19 disciplinas. Dentre estes alunos, estão sete cuja língua materna é o Francês e que têm como finalidades o aprendizado da língua portuguesa e uma maior e mais rápida integração na comunidade.

De referir, ainda, que a disciplina de “Inglês – iniciação” ainda tem vagas em aberto, uma vez que somente há poucos dias foi integrada na Universidade Sénior. “Caso alguém queira inserir-se nesta disciplina, basta comparecer no próprio edifício do Mira Center para efetuar a sua inscrição”, afirmou Dulce Cainé.

Desta forma, com o auditório lotado, assistiu-se a apresentação do Grupo de Cavaquinho da Universidade Sénior de Coimbra que veio especialmente para abrilhantar a tarde, dando um pequeno espetáculo que a todos agradou, sobremaneira.

De seguida, Dulce Cainé, Nelson Cadete (em representação da Assembleia Municipal) e Raul Almeida discursaram brevemente, dando as boas-vindas naturais e palavras de agradecimento e incentivo aos alunos que estão prestes a começar o ano letivo, com toda a a energia própria de quem não se limita a ficar em casa a ver o tempo passar, mas também quer estar de corpo e alma neste projeto que tem tanto de individual como de comunitário.

Estas pessoas estão prestes a iniciar a nova caminhada a que se propuseram para os próximos meses. Querem sentir-se úteis no seio da comunidade mirense, querem aprender, querem partilhar emoções, energias e informações. A elas, desejam-se as melhores venturas durante o período e que possam usufruir e saborear cada instante ali passado.

Um bem-haja a todos eles e todas elas, que estão dispostos e dispostas a acrescentarem um algo mais nas suas vidas!

Mira Online