Um “Pato” mirense foi campeão do mundo em águas algarvias…

30.9.2022 –

Juan Pato foi ao Algarve pescar o sonho da sua vida desportiva!

Perdeu o avô em 2021 e prometeu a si póprio que tudo faria para conquistar o Mundial de Pesca Embarcada ao ente querido… e, conseguiu!

Juan Pato, prometedor, encarou a prova que decorreu entre os dias 27 e ontem, 29 de Setembro, não somente como um campeonato, mas como o campeonato! Ele viajou, chegou, participou e ganhou, não somente o título mundial por equipas (uma proeza por ter sido a primeira vez da seleção lusa!), como também arrebatou o troféu de campeão mundial individual, numa claríssima demonstração de qualidade (que sempre lhe foi reconhecida, por sinal) como também, de que a crença em si próprio e nas suas capacidades davam-lhe o direito de cumprir o seu desígnio de dedicar o título mais que merecido a quem tanto amou.

Eram 14 seleções com 5 atletas em cada uma. Sessenta potenciais sonhadores de levantarem o ceptro de vencedor  mundial de um desporto tão apreciado pelos portugueses: a pesca. Mas, foi a ele, Juan Pato, que coube a felicidade de chegar ao patamar mais alto da competição e da sua própria carreira desportiva.

Ele, que teve como companhia no pódio do certame, um espanhol no segundo lugar e um montenegrino no terceiro, teve como companheiro mais próximo da sua posição, o amigo Mário Barradas, que terminou na quinta posição na geral individual. Mas, desengane-se quem pensou que foi fácil: mesmo tendo “ganho o barco e ficado em primeio lugar na geral nos dois primeiros dias”, podia até não ter conquistado o título se, por exemplo, os “terceiro e quarto tempos tivessem corrido mal como correram os dois primeiros, no último dia de competição”. E, se no terceiro tempo as coisas começaram a ser estabilizadas, foi no último e decisivo tempo, que tudo voltou à normalidade e ele, Juan Pato, pôde finalmente pôr-se a celebrar o ansiado campeonato do mundo…

Um feito! Um objetivo conquistado em nome de Portugal, de si próprio, dos seus familiares, dos seus amigos e… claro está, do seu avô que, “lá em cima deve estar muito feliz!”.

Um feito que já garante a sua presença no próximo campeoanto do mundo, que acontecerá em 2023 na bonita Croácia, dona de belos e replandescentes mares. Antes, porém, vem o próximo campeonato nacional, que irá acontecer já nos dias 15 e 16 de Outubro de 2022, no Forte da Barra e no alto-mar aveirense. Lá estará ele, o nóvel campeão do mundo, a tentar conquistar o campeonato nacional pela segunda vez pois tem, até ao momento, um campeonato e dois vices no seu palmarés.

Juan Pato, o homem do sorriso fácil e apaixonado pelas canas de pesca, só irá “descansar por dois ou três dias” porque ele bem sabe que mais difícil que “chegar ao topo é manter-se no topo!”. De agora em diante, muitos são os que estão e estarão a dar-lhe os parabéns por tão bela conquista mas, alguns dos mesmos que o valorizam neste momento, em meados de Outubro tentarão dizer, no fim do nacional, que foram capazes de “vencer o melhor do mundo…”

Jornal Mira Online