24.1.2023 –
Estão abertas as inscrições para as últimas vagas do curso do CEARTE de Cozinha Pastelaria destinado a jovens com idades entre os 15 e os 24 anos e com habilitações mínimas do 9.º ano.
Este curso de caráter profissional, com uma forte componente prática, aposta no desenvolvimento de competências de ‘saber-fazer’ além de visar, objetivamente, a integração no mercado de trabalho, tem ainda a vantagem da equivalência ao 12.º ano (Certificado nível IV), na formação de Técnico de Cozinha/Pastelaria, permitindo a prossecução de estudos. Aos jovens é atribuída uma bolsa de profissionalização, bolsa para material de estudo, subsídio de transporte, refeição e seguro. O CEARTE garante também transporte em viatura do Centro, a partir de Coimbra e de Miranda do Corvo, para o seu Polo de Formação de Semide.
O curso vai iniciar em fevereiro e decorrerá no Polo do CEARTE em Semide, onde o CEARTE tem restaurante e cozinha pedagógica, sendo assegurado transporte em viatura do Centro e estando garantidos estágios que decorrerão em alternância com as aulas durante o tempo de duração do curso. O CEARTE possui excecionais condições formativas ao nível dos equipamentos para os formandos, possibilita estágios nas melhores empresas e tem um histórico de excelentes resultados na formação – quer formando campeões nacionais nestas áreas que, posteriormente, têm participado em concursos nacionais e internacionais de profissões, quer obtendo uma taxa de empregabilidade muito elevada, sendo a frequência destes cursos, a todos os níveis: como formação inicial, como forma de prossecução de estudos ou para a conversão profissional.
CEARTE forma campeões Nacionais
Recorde-se que da formação do CEARTE no polo de Semide, têm saído jovens campeões nacionais e europeus na área da restauração, o que atesta a qualidade da formação ministrada pelo Centro, com recurso aos melhores formadores no plano técnico. Todos os jovens que concluem os cursos tem conseguido emprego, com facilidade, nos melhores restaurantes e hotéis do país, na sequência dos estágios proporcionados pelo CEARTE em contexto de formação. Estágios na Europa
Os jovens têm ainda a possibilidade de participar em estágio Erasmus em países europeus, acompanhados por um tutor no local de estágio e por um formador/coordenador do CEARTE que proporciona, para além dos conhecimentos técnicos e da valorização que representa para o currículo de cada um, o melhor domínio de uma língua estrangeira e o contacto com outras culturas e povos.