06.5.2024 –
A Turismo Centro de Portugal e a CCDR do Centro oficializaram, em conjunto, o apoio dos fundos europeus à promoção turística da região, ao abrigo do novo quadro comunitário. O Termo de Aceitação da Candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025”, submetido no âmbito do Programa Regional do Centro (Centro 2030), foi ratificado durante o evento.
O documento foi assinado na sede da CCDR, com a presença de Raul Almeida, presidente da TCP, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que também é parceira na candidatura. Estiveram também presentes Anabela Freitas e Jorge Sampaio, por parte da Comissão Executiva da TCP, Jorge Brandão e Luís Filipe, vogais executivos do programa regional do Centro, bem como dirigentes do Departamento de Estratégia e Promoção da TCP, nomeadamente Adriana Rodrigues, Sílvia Ribau e Carlos de Figueiredo.
O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência. A primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros.
Raul Almeida salientou a relevância deste momento. “O apoio europeu a esta candidatura é muito importante não apenas para a Turismo Centro de Portugal, mas também para todo o território e para a atividade turística na região. Esta estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinhou.
Isabel Damasceno destacou a estreita colaboração entre CCDR e TCP. “Temos trabalhado com a Entidade Regional de Turismo de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada. Essa é a forma correta de trabalhar. O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho. Os apoios na área do turismo têm dado frutos e alcançado resultados. É para isso que servem os fundos europeus”, considerou.
Candidatura assenta em cinco programas
No momento da assinatura, a Turismo Centro de Portugal apresentou os pilares estruturais que estão previstos nesta candidatura. A operação assenta na execução de cinco programas, que se complementam entre si.
O Programa 1 tem como objeto “Campanhas e ativação da marca e destino” e visa a consolidação e reforço da promoção da marca Turismo Centro de Portugal, assim como dos seus recursos e produtos turísticos. O Programa 2, denominado “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”, integra um conjunto de ações que asseguram a criação, produção e implementação de instrumentos de comunicação que mantêm e reforçam a presença permanente, inovadora e eficaz da promoção do destino Centro de Portugal nos diversos contextos e plataformas de comunicação.
O Programa 3 tem como base o “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro” e assenta na monitorização da atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor e da sua cadeia de valor. O Programa 4 é dirigido aos “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico”, estruturando e dinamizando os produtos turísticos numa lógica de escala, integração e coesão do território e permitindo aproveitar e potenciar as especificidades concretas e diferenciadores da região, com base nos produtos supramunicipais.
Finalmente, o Programa 5 tem como alvo o “Turismo religioso”. Com o objetivo de reforçar o desenvolvimento do Turismo Espiritual e Religioso na região, o programa é concretizado através de uma parceria com a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e tem como objeto específico os produtos turísticos Fátima, Caminho de Santiago e Património Judaico.