21.12.2023 –
As autoridades apelaram para que a população permanecesse em casa. O atirador era estudante na faculdade, de 24 anos, e terá agido sozinho. A polícia checa descarta quaisquer ligações a terrorismo.
Em causa estava um incidente numa faculdade em pleno centro histórico da cidade e vários meios da polícia e de socorro foram mobilizados para o local, que foi vedado à circulação. O edifício da faculdade começou a ser evacuado e, pouco depois, chegava a informação da polícia de que o autor teria sido “eliminado” e de que não havia, como chegou a suspeitar-se, um segundo atirador.
Mais tarde, soube-se que se tratou de um ato isolado sem ligações a redes terroristas internacionais. O suspeito era aluno da faculdade e tinha 24 anos. Suspeita-se de que terá ainda matado o pai, antes do tiroteio.
Na místě v tuto chvíli probíhá zásah policie, celé Náměstí Jana Palacha a blízké okolí je zcela uzavřeno.
— Policie ČR (@PolicieCZ) December 21, 2023
Podle záchranářů na místě střelby zemřelo 10 lidí. Střelec byl policií zneškodněn. pic.twitter.com/IiQCB2wnLK
— ČT24 (@CT24zive) December 21, 2023
📷 Policie zasahuje v Praze na Náměstí Jana Palacha u nahlášené střelby ve škole. Podle prvních informací jsou na místě mrtví a zranění lidé. Celé náměstí a blízké okolí jsou zcela uzavřeny. pic.twitter.com/EAbEQ8PZVE
— ČT24 (@CT24zive) December 21, 2023
Para além dos 15 mortos confirmados (incluindo o atirador), 25 pessoas ficaram feridas sendo 9 em estado grave.
SIC Notícias/TSF/Jornal Mira Online
Imagens: X e Wikipedia