Suspeita de Toxinfenção Hospitalar: números atualizados

04.8.2023 –

“No seguimento dos comunicados anteriores referentes a toxinfeção alimentar aparentemente associada ao consumo de broa, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informa que foram identificados 82 casos com sintomatologia compatível, dos quais 25 recorreram a serviços de saúde, tendo todos alta clínica.

A grande maioria destes casos foi identificada retrospetivamente, correspondendo a situações em que os sintomas surgiram entre 25 e 31 de julho.

Até ao momento, a distribuição geográfica circunscreve-se maioritariamente a concelhos da área de abrangência do ACES Pinhal Litoral e a alguns concelhos limítrofes.

Mantém-se em curso a investigação epidemiológica e a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares. Prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados.

Os Serviços de Saúde Pública Locais e Regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, continuam a acompanhar a situação, com divulgação pública dos elementos mais relevantes da investigação.

Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, 3 de agosto de 2023″