Soure: Quatro detidos por captura ilegal de meixão

12.1.2024 –

A GNR de Coimbra, através do Serviço de Proteção da Natureza Ambiental do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, no dia 11 de janeiro, deteve três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 28 anos, por dano contra a natureza, nomeadamente, apanha de meixão, na Foz do Rio Arunca, no concelho de Soure.

Durante uma ação de fiscalização à pesca ilegal de meixão, os militares da Guarda detetaram os suspeitos “que estavam no leito do rio a retirar uma rede ilegal utilizada para a captura de meixão”. No seguimento da ação “foi possível constatar que os indivíduos já tinham na sua posse uma caixa que continha meixão capturado.”

No decorrer da fiscalização foi apreendido o seguinte material:

·         37 gramas de pescado (restituído ao seu habitat natural);

·         Uma catana;

·         Diverso material destinado à captura do meixão.

Os detidos serão presentes no Tribunal Judicial de Soure, para aplicação das medidas de coação.

A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.