São sons encantadores que vão ecoar por Miranda do Corvo, no dia 15 de agosto. O ‘Carrilhão Lvsitanvs’ vai ser a figura de destaque em dois espetáculos, pelas 11:30 e 17:00 horas, na Praça José Falcão e no Santuário do Senhor da Serra, respetivamente. Este evento insere-se nos ‘Sons do Sagrado’, um projeto de animação e dinamização artística do património classificado, através da música erudita, inserindo-se na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O som deslumbrante do carrilhão vai encantar Miranda do Corvo, no próximo feriado, dia 15 de agosto. Este evento está dividido em dois concertos que têm lugar pelas 11:30, na Praça José Falcão e, a partir das 17:00, no Santuário do Senhor da Serra.
O ‘Carrilhão Lvsitanvs’ é o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo. Composto por 63 sinos, pesa aproximadamente 12 toneladas. É um projeto do Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), fundado por Alberto Elias e sediado em Constância, onde funciona a única escola de música de carrilhão da Península Ibérica, e uma das poucas do mundo.
Esta é, pois, uma oportunidade única para se deixar envolver pelos sons deslumbrantes deste instrumento.
Os espetáculos são gratuitos, mas implicam a reserva de bilhetes.
Animação do património
Este evento integra-se na iniciativa ‘Sons do Sagrado’, um projeto de animação e dinamização artística do património classificado (e outro com relevância cultural), através da música erudita.
A programação de música litúrgica e sacra é especialmente adequada aos locais patrimoniais escolhidos para realização dos espetáculos, já que muitos deles integram o património arquitetónico religioso classificado. Por outro lado, a música de natureza litúrgica e sacra possui um elevado potencial de desenvolvimento de públicos, já que encerra em si mesma uma profunda relação cultural (religiosa, mas não só) com as diferentes comunidades da região, as quais são maioritariamente católicas.
Neste projeto, assume especial relevância a dimensão educativa e de mediação cultural dos concertos e recitais a realizar, comprometendo os diferentes artistas também com este objetivo: o de contribuírem para a educação artística dos públicos.
‘Sons do Sagrado’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Caricaturas em exposição
Entretanto, para os apreciadores de arte e humor, continuam patentes na Lousã e em Vila Nova de Poiares, as exposições de caricaturas, no âmbito do projeto ‘Caricartu’.
Na Lousã, a mostra está aberta ao público até dia 2 de setembro, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, tendo como tema “2021: Ano Internacional da Erradicação do Trabalho Infantil”.
Em Vila Nova de Poiares, o tema em destaque é o ‘Património Natural e Cultural das Terras da Chanfana’ e a mostra de caricaturas pode ser apreciada até dia 19 de agosto, no Centro Cultural de Poiares.
‘Caricartu’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Artes à Rua, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Estes quatro municípios apostam na Cultura como meio para combater a interioridade, despertar alegria e orgulho nos seus habitantes e cativar visitantes ao território. A Rede Cultural Terras da Chanfana centra-se nas pessoas e no seu (insubstituível) papel, seja na valorização dos recursos patrimoniais do território, ou através da sua capacidade de promover o reforço da notoriedade do património físico e humano, ou ainda pela transformação qualitativa da experiência dos visitantes, da reinvenção das narrativas associadas a cada lugar e do incremento do sentido de pertença das comunidades locais.
A Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, um projeto conjunto dos municípios Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares contempla um conjunto de atividades inseridas num vasto programa cultural que se estende até final de 2022.