‘Sons do Sagrado’ apresentam guitarra de João Tiago Correia

07/09/22-

As temperaturas a descer, num verão que finda, convidam a outros sons, mais clássicos, com mais deslumbre. Por isso, Miranda do Corvo abre portas, na noite de 10 de setembro, a um recital de guitarra clássica de João Tiago Correia. Uma noite de encantamento que se integra na iniciativa ‘Sons do Sagrado’. Este é um projeto de animação e dinamização artística do património classificado, através da música erudita, inserindo-se na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A igreja de Lamas, em Miranda do Corvo, é o cenário para um espetáculo ímpar: o músico João Tiago Correia sobe ao palco, no dia 10 de setembro, pelas 21h00, para um recital de guitarra clássica.

As entradas são gratuitas, mediante reserva antecipada.

João Tiago Correia é natural de Coimbra.

Licenciado e mestre no ensino de música, especialização em Guitarra Clássica e Música de Conjunto, é professor na Escola Superior de artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Obteve o primeiro prémio no I Concurso Internacional de Guitarra da Golegã.

Tem sido convidado para integrar júris de concursos nacionais e internacionais de guitarra.

Este espetáculo integra-se na iniciativa ‘Sons do Sagrado’, um projeto de animação e dinamização artística do património classificado (e outro com relevância cultural), através da música erudita.

A programação de música litúrgica e sacra é especialmente adequada aos locais patrimoniais escolhidos para realização dos espetáculos, já que muitos deles integram o património arquitetónico religioso classificado. Por outro lado, a música de natureza litúrgica e sacra possui um elevado potencial de desenvolvimento de públicos, encerrando em si mesma uma profunda relação cultural (religiosa, mas não só) com as diferentes comunidades da região, as quais são maioritariamente católicas.

Neste projeto, assume especial relevância a dimensão educativa e de mediação cultural dos concertos e recitais a realizar, comprometendo os diferentes artistas também com este objetivo: o de contribuírem para a educação artística dos públicos.

‘Sons do Sagrado’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 Aposta na Cultura

A Rede Cultural Terras da Chanfana, que integra os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, valoriza os recursos patrimoniais, materiais e imateriais da região e dinamiza uma oferta cultural e artística diferenciadora que contêm um potencial elevado de transformação do território.

Os quatro municípios apostam na Cultura como meio para combater a interioridade, despertar alegria e orgulho nos seus habitantes e cativar visitantes ao território.

Esta Rede centra-se nas pessoas e no seu (insubstituível) papel, quer na valorização dos recursos patrimoniais do território, quer na apropriação de práticas artísticas, transformando-as em palcos, mas também em atores e sujeitos dos processos criativos.

A Rede Cultural Terras da Chanfana é cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

*Mais informações sobre o programa cultural da rede estão disponíveis nas redes sociais da REDE CULTURAL DAS TERRAS DA CHANFANA e dos respetivos Municípios.