Situação atual dos incêndios em Portugal (com atualização)

16.9.2024 

Infelizmente, já existem mortes a assinalar.

  • Marcelo segue exemplo de Montenegro e cancela visita a Espanha: O Chefe de Estado disse, contudo, que vai manter-se afastado dos incêndios, como definido pelas autoridades, por mais que sinta uma “obrigação moral” de estar presente.

  • Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis são “o que mais preocupa”. Comandante nacional da Proteção Civil refere que a situação mais preocupante, nesta altura, é o complexo de incêndios na fronteira entre a Área Metropolitana do Porto e Aveiro – nomeadamente, os fogos em Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis (mas que afetam também os municípios de Vale de Cambra, Águeda e Aveiro); André Fernandes adianta que há “um potencial estimado de 30 mil hectares que podem arder”.
  • Regiões Norte e Centro vão manter severidade meteorológica “extremamente elevada”;O território do continente tem estado, desde sábado, “sob a influência de um fluxo de leste, que se intensificou” esta segunda-feira e que se “manterá intenso” dia 17, “nas regiões do Norte e Centro”.

  • “Tivemos 44 ignições noturnas. Não podemos ter”: A expectativa de André Fernandes (Proteção Civil) é que, às primeiras horas do dia, esta terça-feira, se tenham reduzido as ignições noturnas.Temos de estabilizar estes números”, declarou. O comandante nacional da Proteção Civil faz ainda um apelo à calma, pedindo à população que atue de acordo com as indicações das autoridades.
  • Mangualde: presidente da Câmara ativou o Plano Municipal de Proteção Civil devido à “violência dos incêndios” no concelho, anunciou, em comunicado, Marco Almeida. Com esta ativação, refere, “pretende-se proteger as pessoas e os seus bens”.
  • Nelas: meios não são suficientes nas duas frentes e a população ajuda no combate às chamas; Com dois incêndios distintos no concelho de Nelas que começaram ao final da manhã desta segunda-feira praticamente a mesma hora, os meios tiveram de se dividir pelas diferentes frentes de fogo e não tiveram capacidade de chegar a todo o lado.

  • Governo prolonga situação de alerta por mais 48 horas, até ao final de quinta-feira: A situação de alerta vigorava até às 23:59 de terça-feira, mas foi prolongada por mais 48 horas devido ao agravamento do risco de incêndios.

  • O incêndio que lavra em Vila Pouca de Aguiar obrigou ao corte total da A24 entre São Tomé do Castelo e o nó de Vila Pouca de Aguiar.
  • Um piloto da TAP captou esta segunda-feira imagens impressionantes do fogo de Albergaria-a-Velha. A bordo da aeronave, foi possível observar a extensão do incêndio que atingiu dezenas de casas e provocou vários feridos. FOTO:

  • Montenegro anuncia ‘task force’ para ajudar no combate aos incêndios: O chefe do Governo mostrou-se ainda solidário com todas as vítimas dos incêndios que estão assolar o país, principalmente no distrito de Aveiro, onde já três pessoas perderam a vida.

  • Estradas cortadas devido aos incêndios:

Incêndio Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha: 
– A1 corte total entre Coimbra norte e Albergaria-a-Velha.
– A25 corte total, entre Angeja e Reigoso (Viseu) .
– EN16 corte total entre Cacia e Albergaria-a-Velha.

Incêndio Ceira/Coimbra: 
– A13 corte total entre Coimbra e nó da A13-1.
– EN17 corte total entre Coimbra e São Frutuoso.

Incêndio Nelas:
– A25 corte total entre Mangualde e Chãs de Tavares.
– EN 234 corte total entre Canas de Senhorim e Oliveirinha.
– EN 231 corte entre Folhada e Caldas da Felgueira.
– IC12 Canas de Senhorim e Oliveirinha.

  • Já há duas mortes confirmadas: uma em Albargaria-a-Velha (sofreu um ataque cardíaco) e outra em Sever do Vouga (que morreu carbonizada)
  • Flixbus suspende viagens para Aveiro e Porto devido aos incêndios: O serviço da operadora de autocarros Flixbus foi suspenso para as regiões de Aveiro e Porto por causa dos incêndios que estão a lavrar na zona Centro e Norte do país, segundo o Porto Canal

  • Cacia ainda é um dos pontos preocupantes no incêndio que afeta a região;O presidente da Câmara Municipal de Aveiro falou com a RTP e explicou que a zona norte é que a que ainda preocupa os operacionais no terreno; Cacia encontra-se perto dos incêndios de Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Estarreja. “Os nossos incêndios começaram certamente por projeções. Foram projeções que provocaram incêndios muito complicados porque eles apareceram em muitas frentes”; Ribau Esteves garante que o combate ao incêndio está a ser feito com grande intensidade, com bombeiros de outros locais do país para além do município de Aveiro. O presidente da autarquia alertou também para que o consumo de água seja controlado para ajudar no combate às chamas.

  • Águeda: Diversas casas atingidas e um bombeiro da corporação de Águeda, ferido; há casas consumidas pelo fogo, não só edifícios devolutos, mas também algumas habitações permanentes na Freguesia de Macinhata do Vouga, em Serém, Cavada Nova, Sernada e Jafafe.
  • Gondomar: Um lar, duas escolas básicas e um jardim de infância tiveram de ser evacuados devido aos incêndios; Dois bombeiros tiveram de receber cuidados médicos devido à exaustão; As chamas já consumiram três casas; há cortes na circulação na A43, entre Gondomar Este e nó da A41, e na Estrada D. Miguel
  • Primeiro ministro agradece ajuda externa:
  • Albergaria-a-Velha: Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, no incêndio em Albergaria-a-Velha; Vinte casas foram atingidas pelo fogo, segundo adiantou o presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, em conferência de imprensa.;O fogo atingiu também várias viaturas, bem como dois armazéns e um escritório; neste momento, o fogo está espalhado pelas seis freguesias de Albergaria; António Loureiro explicou que “está a ser extremamente complexo combater este fogo porque não tínhamos meios suficientes, uma vez que os recursos estavam todos afetos aos incêndios em Oliveira de Azeméis e em Sever do Vouga”; O autarca pede às pessoas para não circularem nas estradas e evitarem sair de casa. “Fechem as casas todas, reguem as casas, os jardins, não ponham a vida em perigo”, apelou.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou na rede social X, que “a UE está ao lado de Portugal na luta contra os grandes incêndios florestais”. “Estamos a mobilizar urgentemente 8 aviões de combate a incêndios através do nosso Mecanismo de Proteção Civil para ajudar os socorristas locais; Agradeço à França, à Grécia, à Itália e à Espanha a sua rápida reação ; Esta é a solidariedade da UE no seu melhor.”

  • Rede Expresso só retomará as viagens entre Porto e Lisboa, a partir das 20:00 horas desta segunda-feira (caso as condições o permitam)

(Em atualização…)

Números oficiais atualizados

(ÚLTIMA REALIZADA PELAS 21:44 HORAS)