28.06.2025 –
O IPMA emitiu avisos vermelhos de tempo quente para várias regiões do país, incluindo o Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, face à previsão de temperaturas extremas que deverão atingir o pico nos dias 29 e 30 de junho.
Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja, Évora, Santarém e Castelo Branco vão estar sob aviso vermelho no domingo.
A combinação de um anticiclone localizado nos Açores e um vale depressionário estendido desde o norte de África até à Península Ibérica está a transportar uma massa de ar quente e seco, responsável por um episódio prolongado de calor intenso.
As temperaturas máximas deverão situar-se entre 35 e 40°C na generalidade do território continental, podendo ultrapassar os 40°C no Sul, no Vale do Tejo e no Douro. Também as temperaturas mínimas estarão muito elevadas, não devendo baixar dos 25°C em alguns pontos do litoral algarvio e na região de Portalegre — fenómeno conhecido como noites tropicais.
O calor poderá vir acompanhado de instabilidade atmosférica, prevendo-se nebulosidade, aguaceiros e trovoadas dispersas no interior do país, especialmente na tarde do dia 29.
Outra consequência deste fenómeno será a presença de poeiras em suspensão, com origem no norte de África. As poeiras deverão afetar a região Sul e poderão alastrar-se a todo o país, embora com concentrações geralmente baixas.
O alerta vermelho deverá manter-se até pelo menos ao final do dia 1 de julho, sendo aconselhado:
-
Evitar a exposição solar nas horas de maior calor;
-
Aumentar a ingestão de líquidos;
-
Redobrar os cuidados com crianças, idosos e doentes crónicos;
-
Cumprir rigorosamente as recomendações de proteção contra incêndios florestais.
Jornal Mira Online
Fonte: IPMA