Visitas
Roteiro dos Templos de Aveiro | Visita Guiada ao Património Religioso da Cidade
10h30 (Dur.90’)
Dia 13 De Abril [Quarta-Feira]
Sé de Aveiro – Ponto de Encontro
Dia 14 De Abril [Quinta-Feira]
Igrejas Geminadas de Santo António e São Francisco – Ponto de Encontro
Dia 16 De Abril [Sábado]
Igreja do Carmo – Ponto de Encontro
* Atividade Gratuita sujeita a inscrição prévia/obrigatória para [email protected]
Visitas Comentadas à Iconografia da Paixão nas Coleções do Museu de Aveiro/Santa Joana
11h00 | 15h30 (Dur.60’)
Dia 15 De Abril [Sexta-Feira]
* Atividade Gratuita sujeita a inscrição prévia/obrigatória para [email protected]
Dia 9 de Abril [Sábado]
17h30
Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer
Rui Soares (Organista Titular dos Clérigos)
Local: Sé de Aveiro (Órgão Sinfónico Moderno)
Órgãos De Aveiro – Concerto ao Entardecer constitui um ciclo de quatro concertos que tem como objetivo primordial dar a conhecer e valorizar uma parte do património organístico da cidade, centrada nos Órgãos em funcionamento da cidade, e na componente artísticoarquitectónica do respetivo espaço de enquadramento dos mesmos. Além de uma programação diversificada e enquadrada no tempo da quaresma, estes concertos contarão com visitas guiadas e comentadas ao interior dos instrumentos e descritivo do seu contexto histórico.
21h30
Concerto de Semana Santa
In Christum
Vox Angelis
Local: Igreja da Vera Cruz
Espetáculo de Música Sacra para dois cantores, cordas (violinos e violoncelo) e também órgão de tubos. Um repertório com obras da Páscoa que fazem parte do Património Universal da Igreja Católica, sendo que as duas obras centrais e mais conhecidas – o famoso Adagio de Albinoni e também uma das jóias do repertório barroco: o Stabat Mater de Pergolesi –, além de serem verdadeiros tesouros musicais, são, também, obras imprescindíveis no período pascal.
Dia 10 de Abril [Domingo de Ramos]
17h30
Concerto de Semana Santa
Associação Musical E Cultural De São Bernardo
Fanfarra; Banda De Gaitas; Claravallys (Coro) E Ensemble De Metais; Brass Band
Local: Igreja do Seminário de Santa Joana Princesa
Fundada em 1976, a Associação Musical e Cultural São Bernardo tem vindo a percorrer um caminho muito gratificante e do qual muito se orgulha.
No seu seio, conta com elementos e/ou alunos que se dividem pelas várias valências culturais: Fanfarra, Banda de Gaitas, Brass Band, Drumline, Fife, Claravallys (coro), Mascote, Secção Equestre, São Bernardo Florido.
Realizou diversas internacionalizações, tendo mesmo atingindo o 1º escalão de competição no Campeonato Galego de Bandas de Gaitas.
Local: Igreja do Seminário de Santa Joana Princesa
21h30
Concerto De Semana Santa
Iberian Ensemble
Local: Igreja de Santo António
O Iberian Emsemble, fundado em 2014 por Alexandre Andrade, tem por objetivo congregar a pesquisa musicológica e a performance da música instrumental ibérica do séc. XVIII. No plano da formação, procura, também, fomentar o contacto e a aprendizagem, junto dos mais jovens, para o universo dos instrumentos antigos. Partindo do traverso (flauta barroca), e conciliando outros instrumentos, oboé barroco, fagote barroco, chalumeau, violino barroco, sustentado pelo cravo, violoncelo barroco, viola da gamba, e alaúde barroco, o IBERIAN EMSEMBLE assume variadas formações, sempre em função do repertório a ser trabalhado. A riqueza estilística dos repertórios do barroco ibério, italiano, e suas relações com o Brasil, partindo da interpretação historicamente informada, são, também, os desafios colocados por todos os elementos que constituem este projeto. Desde a sua génese, tem trabalhado, ininterruptamente, com autarquias, associações, universidades, academias e conservatórios de música, museus, festivais, entidades culturais, em Portugal, Espanha, República Checa, Sérvia e Brasil. Para este concerto dedica a atenção ao repertório barroco ibérico e italiano, com especial destaque para a obra de C. Seixas, D. Scarlatti, A. Vivaldi e A. Corelli.
Dia 11 de Abril [Segunda-Feira]
21h30
Concerto de Semana Santa
Cantos da Quaresma
Sons Vadios
Local: Igreja das Barrocas
A música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras. Cantos da Quaresma faz de tal repertório motivo de espetáculo e junta no palco César Prata e Sara Vidal.
Dia 12 de Abril [Terça-Feira]
17h30
Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer
Paulo Bernardino (Organista Titular Universidade De Coimbra)
Local: Igreja Da Misericórdia (Órgão Histórico Ibérico)
Paulo Bernardino é investigador, maestro, compositor, organista e pianista. Doutorado em Direção Coral e de Orquestra pela Universidade de Aveiro (2021), é também licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra (1998) e em Música Sacra pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (2003). Enquanto autor e compositor, é representado pela Imprensa da UC, pela editora MPmp e pelas revistas Salicus e STELLA.
21h30
Concerto De Semana Santa
Via Crucis
Banda Sinfónica De Aveiro
Local: Igreja do Carmo
Via Crucis, composta por Carlos Marques entre janeiro e março de 2013, resultou de uma encomenda da Câmara Municipal de Sever do Vouga no âmbito do projeto “Ressurgir”, com o objetivo de ser apresentada pelas duas bandas do concelho (Filarmónica Severense e Banda União Musical Pessegueirense). Estreada em 30 de março de 2013, no Centro das Artes e dos Espetáculo de Sever do Vouga, sob a direção do compositor, com um efetivo de 140 músicos é apresentada na Semana Santa em Aveiro 2022, pela Banda Sinfónica de Aveiro, sob a direção do compositor.
Dia 13 de Abril [Quarta-Feira]
17h30
Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer
Gregório Gomes (Organista Titular Sé do Porto)
Local: Igreja de Jesus (Órgão Histórico Positivo do Coro Alto da Igreja do Convento de Jesus de Aveiro)
Organista na Sé catedral do Porto desde novembro de 2017, Gregório Gomes vai colaborando também na Sé catedral de Braga, igreja do Pópulo, igreja de São Vicente, Santuário do Sameiro e outras paróquias na diocese de Braga e Porto. Foi professor de Órgão e Harmonia na Escola de Música Litúrgica São Frutuoso entre 2012 e 2018. É membro fundador da Associação de Música Sacra de Braga, vice-presidente e professor de Piano, Órgão e Harmonia na mesma instituição.
Para além da sua atividade musical, concluiu o mestrado integrado em ciências farmacêuticas na Universidade do Porto e atualmente exerce a funções como farmacêutico paralelamente à sua atividade musical.
21h30
Grande Concerto de Páscoa
Orquestra Filarmonia das Beiras
Local: Sé de Aveiro
Sob a direção do Maestro Martim Sousa Tavares, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta, nesta época pascal, a obra de Joseph Haydn, As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, acompanhada com projeção e desenho em tempo real do artista plástico Fidel Évora.
Dia 14 De Abril [Quinta-Feira Santa]
21h30
Stabat Matter
Ensemble de Música de Aveiro
Local: Igreja da Misericórdia
O Ensemble de Música de Aveiro tem vindo a realizar a sua atividade com bastante regularidade, estabelecendo parcerias e abrindo portas para o mundo da arte (musical), através de encontros musicais com várias entidades. A troca e partilha de experiências entre professores e alunos, bem como Mestres e Músicos de renome nacional convidados (solistas da Escola Superior de Lisboa, Escola Superior de Artes Aplicadas, Universidade de Aveiro, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outros). Um foco no nosso trabalho, onde a procura se transforma num encontro de vocações e paixões artísticas. Deste modo, na sequência do reerguer da arte, pós Pandemia, apresenta um concerto onde se procura o reencontro de alunos, ex alunos, professores e público, com a arte.
Dia 16 de Abril [Sábado – Sábado de Aleluia]
17h30
Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer
Ricardo Toste (Organista Titular Sé de Aveiro)
Ensemble Aveirensis Musicae: Eva Braga Simões (Soprano) e César Nogueira (Violino)
Local: Sé De Aveiro (Órgão Positivo)
A escolha deste repertório tem em especial consideração o tempo da Quaresma, mais precisamente o dia que sucede à Sexta Feira da Paixão, o dia da crucificação e morte de Cristo.
Assim, no sábado, em vigília e num misto de ansiedade e de esperança, com este concerto, o Ensemble Aveirensis Musicae apresenta um programa com obras de J.S.Bach, Sweelinck, Juan Cabanilles e Isabella Leonarda com caráter introspetivo e de reflexão que, em seu entender representa musicalmente os três dias do Tríduo Pascal, tempo em que se celebra os últimos momentos da vida de Cristo a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Um programa que não é focado exclusivamente nos sentimentos da dor e da tristeza da Sexta Feira Santa, mas também no caminho da expectativa, da vitória da vida sobre a morte, mas, ao mesmo tempo, da esperança de que algo de grandioso irá acontecer.
21h30
Concerto de Semana Santa
Gonçalo Lélis (Violoncelo) e Francisco Lourenço (Violeta)
Local: Igreja das Carmelitas
Neste concerto, o violoncelista Gonçalo Lélis e o violetista Francisco Lourenço, dois jovens aveirenses que se têm vindo a destacar no panorama musical nacional e internacional, interpretarão um repertório eclético, representando uma longa linha cronológica, desde Bach a Penderecki.
Ambos os intérpretes apresentar-se-ão no próximo mês de Maio no prestigiado Carnegie Hall, em Nova Iorque, onde atuaram alguns dos mais lendários músicos, como Heifetz, Horowitz ou Rostropovich.