Segurança Social encerra sete lares por considerar que utentes corriam perigo

12.4.2024 –

Dois em dezembro, um em janeiro e quatro em março os encerramentos foram feitos por razões urgentes. O Instituto da Segurança Social determinou ainda o encerramento de outros 36 lares devido a situações que colocavam em causa os direitos e o bem-estar dos utentes.

Nos últimos quatro meses, foram encerrados, pela Segurança Social, sete lares de idosos. Os encerramentos foram feitos porque as autoridades competentes consideravam que os utentes estavam em perigo de vida.

Instituto de Segurança Social não revelou o nome dos lares encerrados, mas refere que por razões urgentes foram encerradas sete estruturas residenciais para idosos, duas em dezembro, uma em janeiro e quatro em março.

Em todos os casos considera que existia perigo para a vida dos utentes.

O instituto determinou ainda o encerramento administrativo de outros 36 lares devido à falta de condições de instalação, funcionamento, segurança, salubridade, higiene e conforto. Razões que, refere, colocavam em causa os direitos e o bem-estar dos utentes.

As queixas contra lares são frequentes, mas na maioria dos casos só são conhecidas quando os idosos precisam de intervenção médica. De acordo com Alexandra Malheiro, médica de medicina interna e especialista em consulta de geriatria, muitas das vezes as intervenções são necessárias devido à falta de higiene, comida e medicação desadequada.

Entre dezembro de 2023 e março deste ano, Instituto de Segurança Social realizou 246 ações de fiscalização que resultaram no encerramento de 43 lares licenciado. Foram ainda identificados e fechados 94 lares não licenciados.

Alguns dos idosos que residiam nos lares encerrados foram reencaminhados para outras instituições, outros foram viver com familiares.

SIC Notícias