Após dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, a tradicional e secular Festa das Almas voltou a cumprir-se, em Grada, no domingo, dia 15 de Maio.
O dia começou com o levantamento do arco, em frente à Capela das Almas. O esforço, a dedicação e o sacrifício de dezenas de homens foram suficientes para erguer um arco com cerca de 20 metros de altura. O apoio de mulheres e de outros homens, à retaguarda, e a música de “Alfredo Cego” contribuíram para o sucesso da missão.
Como manda a tradição, o arco foi feito com dois pinheiros, enfeitados com verdes, flores e alguns símbolos. À tarde, a mordomia da festa abriu a porta da Capela das Almas, enfeitada a preceito, e a banda “The Yankees” animou o baile realizado em frente à capela. No bar da festa, não faltou comida e bebida.
A Festa das Almas, de Grada, é uma tradição que tem passado de geração em geração e que se realiza no terceiro domingo de maio. Desconhece-se ao certo a sua origem, mas sabe-se que esta festividade é símbolo de união, entreajuda e sã convivência.